Mostra de Vinhos em Fernando Pó está de regresso este fim de semana

Aldeia vinhateira recebe mostra dos melhores vinhos de Palmela

A 25.ª Mostra de Vinhos em Fernando Pó, no concelho de Palmela, regressa, este ano, ao formato presencial, após um interregno causado pela pandemia, entre esta sexta-feira e domingo. A prova e exposição de vinhos e a atribuição do prémio “Escolha do Público” são alguns dos pontos altos do evento, a par da gastronomia. A animação musical, provas de vinhos comentadas e iniciativas que promovem o enoturismo como a “Rota das Vinhas do Pó_By Road” (30 de Abril) e “Percurso pelos Jardins de Vinhas” (1 de Maio).
Fernando Pó volta a ser a capital do vinho da região

Exposição de vinhos, pavilhão de provas com várias novidades, animação, música, showcooking e prémio do público. Estes são apenas alguns dos atrativos da 25.ª edição da Mostra de Vinhos em Fernando Pó, que volta a realizar-se em formato presencial, entre hoje e domingo, após o interregno forçado de dois anos pela conjuntura pandémica.
As instalações da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó acolhem o certame, que visa promover os néctares produzidos em Poceirão e Marateca e que este ano cumpre bodas de prata.
De acordo com a Câmara de Palmela, “a prova e exposição de vinhos e a atribuição do prémio ‘Escolha do Público’ são alguns dos pontos altos do evento”. Tal como a gastronomia, com a autarquia a destacar os “’showcookings’ dinamizados por ‘Alquimia dos Sabores’, ‘Fernão Pó Adega’ e ‘Escola Profissional da Moita’”. 
O município realça ainda a “animação musical”, as “provas de vinhos comentadas” e as “iniciativas que promovem o enoturismo”, como a “Rota das Vinhas do Pó_By Road”, que se realiza a 30 de Abril, e o “Percurso pelos Jardins de Vinhas”, a ter lugar a 1 de Maio.
A abertura está marcada para as 19 horas desta sexta-feira e no que toca a animação musical destaca-se a atuação de Bélito Campos duas horas mais tarde. Bailes, danças, folclore, cante alentejano e jogo do pau são atividades distribuídas pelos três dias do evento.
No ano passado, a mostra realizou-se em formato digital, mas com uma novidade: uma loja de vinhos “on-line” que, lembra o município, continuará “disponível de forma permanente e aberta a todos produtores que queiram comercializar os seus produtos através dessa plataforma”.
O evento conta com o apoio financeiro (2.500 euros), logístico e técnico da Câmara de Palmela.

Comentários