Investimento em 2021 atinge resultado histórico em Alcochete

Surto pandémico não travou forte investimento no concelho no ano passado 

O município de Alcochete obteve um resultado líquido positivo de 298 mil euros e um saldo de gerência de sete milhões no ano de 2021, tendo alcançado a maior taxa de execução (63,29 por cento) de obras da sua história com a realização de investimentos que totalizam mais de cinco milhões de euros. Estes dados constam da Prestação de Contas e Relatório de Gestão de 2021, documentos que foram aprovados na reunião do executivo com os votos favoráveis do PS e a abstenção da CDU. Os documentos seguem agora para a aprovação da Assembleia Municipal de Alcochete. Para o presidente da autarquia o futuro é "auspicioso e requer um enorme sentido de oportunidade, mas também que prossigamos com esta cultura de empenho, esforço e dedicação", sublinhou Fernando Pinto. 
Contas aprovadas em Alcochete com saldo muito positivo

“O exercício de 2021 ficará marcado pelo combate à pandemia causada pela covid-19 (…). O município de Alcochete respondeu bem às exigências de tão delicado momento, mas sobretudo atendendo às necessidades superiores da nossa comunidade”, começou por explicar o presidente da Câmara de Alcochete, Fernando Pinto.
“Através de uma gestão cuidada e rigorosa, tivemos oportunidade de promover o apoio necessário à nossa população, aos nossos bombeiros, à nossa Guarda Nacional Republicana, ao movimento associativo, instituições de âmbito social, agrupamento de escolas, comércio e restante tecido empresarial”, prosseguiu.
O autarca também elogiou o desempenho dos trabalhadores da autarquia: “com o profissionalismo e a abnegação dos nossos trabalhadores, Alcochete continua a ser um referencial na área da coesão e inclusão social e, simultaneamente, um concelho preparado para ganhar os desafios da competitividade, da inovação e da modernidade, no quadro de um desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Para o presidente da câmara, “a primeira grande conclusão é que a execução do orçamento demonstra que, uma vez mais, os documentos previsionais foram elaborados com rigor e exatidão”.
No que respeita às contas do município, o valor total da dívida em 2021 ascendeu a 6.8 milhões de euros (um acréscimo de oito por cento face ao período homólogo anterior) com a ressalva de que aquele valor já inclui o empréstimo bancário de 732 mil 600 euros para realização das obras de requalificação das avenidas 5 de Outubro e Canto do Pinheiro, arranjos exteriores do Fórum Cultural e ampliação da Escola Básica do Samouco.
A receita (104,72 por cento), a despesa (83 por cento), as Grandes Opções do Plano (72,26 por cento) e o Plano Plurianual de Investimentos (63,29 por cento) registaram os maiores graus de execução de sempre na história da autarquia.

Investimento na qualidade de vida do concelho 
2021 foi ano de grande investimento no concelho  
No que respeita ao Plano Plurianual de Investimentos, o presidente da autarquia destacou as seguintes intervenções em 2021: requalificação da Escola do Monte Novo (496 mil euros), promoção da eficiência energética na Piscina Municipal (477 mil euros), requalificação e ampliação da EB1 do Samouco (489 mil euros), requalificação do miradouro Amália Rodrigues (377 mil euros), requalificação do espaço público (548 mil euros), reabilitação do polidesportivo de Alcochete (669 mil euros), arranjos exteriores do Fórum Cultural de Alcochete (528 mil euros), requalificação do Mercado Municipal de Alcochete (323 mil euros) e a repavimentação de estradas e arruamentos (155 mil euros).
As Atividades Mais Relevantes registaram o maior grau de execução (94,1 por cento) dos últimos cinco anos e atingiram o valor de três milhões de euros, com a margem de endividamento a subir para os 4.2 milhões. 
“É absolutamente fundamental referir que nunca perdemos o nosso foco, aquilo que realmente é importante na sociedade civil: as pessoas. (…) Baixámos significativamente a carga fiscal sobre os nossos munícipes, controlámos a dívida da autarquia, aumentando a nossa capacidade de endividamento e ampliámos exponencialmente o investimento”, afirmou Fernando Pinto.
Para o autarca, o futuro é “auspicioso e requer um enorme sentido de oportunidade, mas também que prossigamos com esta cultura de empenho, esforço e dedicação para que possamos, por via da Estratégia Local de Habitação, do Plano de Recuperação e Resiliência, do Plano de Integração das Comunidades Desfavorecidas e de todo o Quadro Comunitário, continuar a investir nas pessoas, aumentando a qualidade de vida para todos, respeitando a integridade contabilística das nossas contas públicas que se apresentam consolidadas e fundamentalmente sustentáveis”, concluiu o líder do executivo de Alcochete. 

Comentários