Montijo comemora aniversário do 25 de Abril junto de população e movimento associativo

“Há duas maneiras de responder aos tempos de crise ou nos resignamos ou lutamos”

A Câmara do Montijo celebrou a passagem do 48.º aniversário com três inaugurações: a sede do Motoclube do Montijo, o Campo Municipal do Afonsoeiro e do Complexo Desportivo da Quintas das Oliveiras. A Sessão solene, como habitualmente, foi um momento de destaque das comemorações. Catarina Marcelino, presidente da Assembleia Municipal do Montijo, recordou que “o 25 de abril trouxe uma revolução profunda da nossa sociedade. Poder Local democrático, saneamento básico, escola pública universal, serviço nacional de saúde, sistema de segurança social. Pilares essenciais de uma democracia onde a liberdade de expressão, de opinião e a igualdade de direitos se tornaram efetivos”.
Música animou 25 de Abril no Montijo 

No dia 23 de Abril, o executivo marcou presença na inauguração da nova sede do Motoclube do Montijo, uma obra que contou com o apoio da autarquia. O município cedeu o terreno para construção da sede e apoios financeiros, tais como, 50 mil euros para trabalhos de execução na sede e cerca de 11 mil euros para a aquisição de equipamento. A autarquia isentou, também, taxas de execução da sede no valor de superior a 12 mil 700 euros.
O Motoclube, diz a autarquia, "é uma associação sem fins lucrativos que realiza diversas atividades e eventos de cariz cultural social". 
À noite, no Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida, teve lugar um espetáculo Comemorativo do 25 de Abril, com o consagrado fadista Ricardo Ribeiro, num tributo a Zeca Afonso, acompanhado por um trio de luxo ligado ao universo do Jazz e da música étnica.
A inauguração do Campo Municipal do Afonsoeiro, teve lugar no dia 24 de Abril. O campo de futebol, de relvado sintético, foi construído num âmbito de um protocolo celebrado entre o município e a Repsol.
A Câmara investiu, ainda, na vedação, sistemas de rega, sistema de iluminação desportiva e instalação de balneários.
O campo municipal usado pelo Estrela F.C. Afonsoeirense recebeu, este domingo, o 1.º jogo da liga feminina, para a Taça AFS Juvenil, entre o Estrela e o Seixal 1925, que contou com o pontapé de saída do presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta.
No dia 25 de Abril, segunda-feira, as comemorações tiveram início com o Hastear das Bandeiras, seguindo-se a VIII Corrida e Caminhada da Liberdade.
Na mesma manhã, teve lugar a inauguração do Complexo Desportivo da Quinta das Oliveiras, em Sarilhos Grandes, mais uma obra que contou com o apoio financeiro da autarquia.
Para o complexo desportivo a autarquia cedeu apoios para a execução as obras de melhoramento dos campos e balneários, bem como, para a colocação de piso de relva sintética e instalação dos sistemas de iluminação.
No âmbito do jogo solidário, realizado no campo de jogos do Juventude Clube Sarilhense, o pontapé de saída foi dado por dois montijenses: Paulo Futre, antigo jogador de futebol e Nuno Canta, presidente da autarquia.

Exemplo da Ucrânia lembrado na cerimónia 
Paulo Futre deu pontapé de saída no campo de Sarilhos Grandes
A fechar as comemorações teve lugar a Sessão Solene, no Salão Nobre do Paços do Concelho.
“Hoje a transferência de competências é, 48 anos após o 25 de Abril, o maior desafio que o poder democrático tem pela frente. A proximidade às pessoas aliada à capacitada executiva são chave do sucesso na transformação da qualidade de vida das nossas comunidades”, disse Catarina Marcelino, presidente da Assembleia Municipal do Montijo
Catarina Marcelino referiu-se, ainda, ao ataque à Ucrânia como “um ataque à nossa forma de vida, aos nossos valores e ao nosso futuro” sublinhando que o concelho do Montijo é o terceiro do distrito que mais refugiados recebeu “Um exemplo de solidariedade, empatia e sentido de responsabilidade”, afirmou a autarca.
O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta afirmou: “Celebramos a liberdade com confiança, na certeza que apenas a democracia e o poder local democrático permitem encontrar as soluções para os problemas com que nos defrontamos todos os dias e com a consciência de que, a democracia, não é algo de adquirido para sempre mas um valor essencial que tem de ser constantemente afirmado, praticado e enaltecido”.
“O significado desta cerimónia é ainda mais relevante no momento em que todos assistimos, do conforto dos nossos sofás, a uma guerra que volta infelizmente a ameaçar a liberdade na europa, com o massacre de populações e a violação clara e evidente do direito internacional. A luta do povo ucraniano é a luta de todos nós pela liberdade” referiu Nuno Canta, que enalteceu o facto da comunidade montijense ter condenado “desde o primeiro momento esta guerra injusta da Federação Russa contra a Ucrânia e exprimiu sempre a solidariedade e o apoio ao povo ucraniano e à grande comunidade ucraniana que vive entre nós”.
Em relação ao futuro o autarca foi incisivo: “Há duas maneiras de responder aos tempos de crise ou nos resignamos ou lutamos” afirmou o autarca acrescentando que “Apesar das dificuldades da pandemia e da tragédia da guerra temos razões fundadas para acreditar nas nossas capacidades, individuais e coletivas do povo montijense”.
A sessão contou ainda com as intervenções dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal, nomeadamente: Lilia Mendes (Iniciativa Liberal), Cipriano Pisco (Bloco de Esquerda), Ricardo Costa (Chega), Ana Baliza (CDU/PCP), Carlos Ferreira (CDS/PP), Ana Dias Neves (PSD) e Diogo Vintém (PS).
A sessão solene contou, também, com um momento musical a cargo do músico Filipe Silva e terminou com um Moscatel de Honra, no Claustro dos Paços do Concelho.



Comentários