Cerimónia evoca Sebastião da Gama em Azeitão

Poeta da Arrábida relembrado no dia em que comemorava 98 anos 

O poeta e pedagogo Sebastião da Gama foi homenageado na tarde de 10 de Abril, dia em que faria 98 anos, em cerimónia evocativa que incluiu a deposição de flores na estátua erigida em Vila Nogueira de Azeitão, a sua terra natal. “Celebremos sempre Sebastião da Gama”, exaltou a vereador da Câmara Municipal, Pedro Pina. “Falar de Sebastião da Gama é falar de Vila Nogueira de Azeitão, de Setúbal, da Serra da Arrábida, que ele tanto amava, e dos primeiros passos de sensibilidade ecológica e consciencialização ambiental”, sublinhou a autarquia sadina. Afinal, “ao pé dos poetas, as palavras são demais”.
Homenagem decorreu no último domingo em Azeitão

O momento solene contou com as participações do vereador com o pelouro da Cultura na Câmara de Setúbal, Pedro Pina, da presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, da presidente da Associação Cultural Sebastião da Gama, Alexandrina Pereira, e de elementos da Casa da Poesia de Setúbal.
A cerimónia evocativa de Sebastião da Gama, cuja vida e obra está profundamente relacionada com a Serra da Arrábida, onde viveu e que tomou por motivo poético de primeiro plano, incluiu a leitura de poesia do poeta azeitonense e promoveu ainda uma romagem ao cemitério.
“Deixou-nos tanto, mas tanto, que nos leva a pensar o quão bom seria tê-lo durante mais tempo”, disse alguém durante a cerimónia. 
Sebastião Artur Cardoso da Gama nasceu a 10 de Abril de 1924, em Vila Nogueira de Azeitão, tendo completado a licenciatura em Filologia Românica em 1947 na Faculdade de Letras de Lisboa, com apenas 20 anos, começou a lecionar como professor provisório na Escola João Vaz, em Setúbal.
“Serra-Mãe”, de 1945, foi a primeira obra do poeta editada em vida, seguindo-se “Cabo da Boa Esperança”, de 1947, e “Campo Aberto”, 1951.
No dia 7 de Fevereiro de 1952, Sebastião da Gama morre, com apenas 27 anos, vítima de tuberculose renal, doença que sofria desde a adolescência.
Apaixonado pela natureza, Sebastião da Gama defendeu sempre a proteção da Serra da Arrábida, inspirando a fundação da Liga para a Proteção da Natureza, criada em 1948, a primeira associação ambientalista portuguesa.

Comentários