Ataques informáticos aos hospitais de Almada e Santiago do Cacém

Ataques cancelam consultas e cirurgias no Hospital Garcia de Orta. "Piratas" já terão pedido regaste 

O Hospital Garcia de Orta, em Almada, que foi alvo de um ataque informático na madrugada desta terça-feira, assegura que foi mantida "praticamente toda a atividade clínica", com exceção das consultas externas. No entanto, face às dificuldades impostas pelo ataque informático, o maior hospital do distrito de Setúbal,  apela aos utentes para que se desloquem ao hospital apenas se estritamente necessário, de forma a não sobrecarregar o Serviço de Urgência. Os piratas informáticos exigem que seja pago um resgate, depois de terem sequestrado o sistema informático. O ataque está a afetar consultas e obrigou mesmo ao cancelamento de cirurgias, mas não foi o único do género: também o hospital de Santiago do Cacém ficou sem sistema devido à intrusão de hackers.
'Piratas' atacam hospitais do distrito de Setúbal 

Em comunicado, o hospital adianta ainda que, até à normalidade ser restabelecida, vão manter-se as primeiras consultas, sendo as consultas subsequentes reagendadas "tão brevemente quanto possível". A unidade hospitalar refere também que todos os serviços ativaram os seus planos de contingência, estando assegurados os registos clínicos em suporte de papel.
Quanto aos doentes que se encontrem a utilizar medicação de cedência exclusivamente hospitalar, o Hospital Garcia de Orta refere que deverão dirigir-se como habitualmente aos Serviços Farmacêuticos, fazendo-se acompanhar dos respetivos receituários em papel/caixas de medicamentos.
O ciberataque afetou a funcionalidade de vários setores do hospital. As consultas previstas para esta terça-feira estão a ser adiadas. A falta de acesso ao sistema está também a comprometer a realização de exames de imagiologia, com adiamento de várias marcações.
De acordo com o Jornal de Notícias, existem suspeitas que este ataque informático tenha sido perpetrado pelo mesmo grupo de hackers que, no início do mês de Fevereiro, invadiu o sistema dos laboratórios Germano de Sousa. O ataque tinha perturbado o funcionamento das clínicas a nível nacional durante cerca de quatro dias.
O Hospital Garcia de Orta refere igualmente que está em contacto permanente com o Centro Nacional de CiberSegurança e com a Polícia Judiciária, estando a ser realizados todos os esforços no sentido de repor os servidores afetados com a maior brevidade possível. "Lamentamos o transtorno causado a todos os nossos utentes e apelamos à compreensão para a situação vivida", adianta a unidade hospitalar. 
Após o ciberataque no Hospital Garcia de Orta, em Almada, a Unidade de Saúde do Litoral Alentejano, da qual faz parte o Hospital de Santiago do Cacém, denunciou, esta terça-feira, que também foi “alvo de uma tentativa de ataque informático”, que acabou por nunca se concretizar. 
A Unidade de Saúde do Litoral Alentejano garantiu que, apesar do ataque informático, “não se registaram impactos na prestação de cuidados de saúde”. A situação das redes informáticas continua a ser “monitorizada”, estando em “permanente contacto com os organismos do Ministério da Saúde”.

Comentários