Alunos distinguidos por mérito e excelência em Alcochete

Carolina, Ana e João concluíram o 12.º ano de escolaridade com média de 19 a 19,5 valores

Os alunos Carolina Correia, Ana Gonçalves e João Filipe foram distinguidos com a entrega dos Diplomas de Mérito e Excelência do Ensino Secundário por terem concluído o 12.º ano de escolaridade com uma média de 19 a 19,5 valores, uma homenagem a que o município de Alcochete se associou com a entrega de um prémio pecuniário de 175 euros a cada um dos jovens. O presidente da Câmara de Alcochete, Fernando Pinto, manifestou o seu contentamento com a realização da iniciativa: “um momento apropriado para realizar esta homenagem que integra a Quinzena da Juventude, um dia particularmente feliz porque estamos a premiar o mérito e a excelência. O João, a Carolina e a Sofia são seguramente três exemplos daquilo que nós queremos fomentar no nosso concelho”.
Os melhores alunos de Alcochete foram distinguidos 

A vice-presidente e vereadora com o pelouro da Educação, Maria de Fátima Soares, deu as boas-vindas a todos: “Esta é uma homenagem simples, mas repleta de uma alegria enorme e orgulho em vós porque terminaram uma etapa com excelência, que não está ao alcance de todos, mas sim dos melhores”.
“A autarquia está e estará sempre ao vosso lado. A nossa função enquanto autarcas é tentar que Alcochete seja um concelho com mais oportunidades e igualdade para os jovens. É nesse sentido que trabalhamos todos os dias e que continuamos a investir na escola pública para que ela avance e seja um orgulho para todos nós”, disse Maria de Fátima Soares. 
“O nosso desejo é que tenham continuidade no vosso percurso académico, que cresçam saudavelmente enquanto pessoas e, essencialmente, que sejam sempre felizes a fazerem o que mais desejarem”, concluiu.
O presidente da Câmara de Alcochete, Fernando Pinto,  destacou “o papel das famílias, não só na fase pandémica, que foi dificílima, mas também a reação dos professores e das escolas, nomeadamente da escola pública que fez um trabalho extraordinário, que se reinventou”. Para Fernando Pinto, o prémio dado pelo município “é algo simbólico, singelo, um sinal de esperança, de incentivo e de motivação” em relação ao trabalho desenvolvido pelos jovens.
Para o diretor do Agrupamento de Escolas de Alcochete, Rodolfo Viegas, “este momento ficará marcado no percurso académico dos três jovens como um momento de distinção da excelência, daquilo que foi um trabalho difícil ao longo destes tempos de estudo numa escola pública inclusiva”. Vocês são três exemplos que nos orgulham enquanto organização escolar e também às vossas famílias, são um exemplo para os 3200 alunos do nosso agrupamento e serão olhados sempre como um objetivo a alcançar”.
O responsável salientou, ainda, a importância e o apoio dos professores para o sucesso dos alunos, desde o pré-escolar ao ensino secundário e dirigiu também uma palavra de elogio aos pais, às famílias “que tanto contribuíram para apoiar os jovens em momentos difíceis, como a situação pandémica que afastou os jovens das escolas”.
“Ao longo dos anos sempre nos habituámos a uma escola assente na relação entre o aluno, o professor e a família. Aos poucos e poucos percebemos que a escola é muito mais do que esta relação e percebemos que a comunidade local é um pilar fundamental para o desenvolvimento da educação e é esta articulação que faz com que hoje estejamos aqui todos juntos a aplaudir três alunos de excelência”, sublinhou Rodolfo Viegas.

Comentários