Aldi já inaugurou o centro de distribuição na Moita

O maior centro de distribuição da cadeia de supermercados alemã em Portugal abriu esta quarta-feira

A Aldi abriu oficialmente, esta quarta-feira, as portas daquele é o seu maior centro de distribuição em Portugal e um dos maiores do grupo Aldi Nord. Situado na Moita, o novo entreposto logístico da cadeia de supermercados alemã resulta de um investimento de 60 milhões de euros. Em comunicado, enviado às redações, a retalhista alimentar indica que o centro, com uma área de 57 mil metros quadrados, "vai permitir abastecer de forma mais rápida e eficiente as mais de 100 lojas" espalhadas pelo país. Presente na inauguração esteve o presidente da Câmara da Moita, Carlos Albino que, juntamente com Wolfgang Graff, Diretor Executivo da Aldi, cortou a fita inaugural.
Entreposto vai "permitir abastecer de forma mais rápida" as lojas da marca

O novo centro de distribuição possui uma área total de 57 mil metros quadrados e vai servir para abastecer “de forma mais rápida e eficiente” as mais de 100 lojas da retalhista em Portugal, tendo capacidade para abastecer mais de 150 lojas, de forma a apoiar o plano de expansão da marca em Portugal, o qual prevê atingir as 200 lojas em 2025.
A construção do novo centro iniciou-se em Fevereiro de 2021 e foi concluída este ano. Conta com 89 cais de carga e descarga, 60 lugares de estacionamento para camiões e uma capacidade de armazenamento de 14 mil metros quadrados de câmaras refrigeradas. Esta infraestrutura vem permitir a centralização de toda a operação logística num só local, em vez de se manter repartida pelas duas plataformas atuais, Montijo e Quinta do Anjo.
“A Moita situa-se numa posição estratégica no país, em termos logísticos, não só em termos de localização geográfica e de acessos, devido à proximidade às autoestradas que facilmente podemos utilizar para chegar às nossas lojas, mas também está bem servida em termos de transportes públicos e infraestruturas relevantes para as pessoas que aqui trabalham todos os dias”, explica o CEO da Aldi Portugal, Wolfgang Graff, citado no comunicado.
Além desta mudança, o grupo está a investir em tecnologia para a gestão da armazenagem, o que deverá resultar num ganho de eficiência nos processos diários da operação, na rentabilização de custos e na otimização de produtividade, espera a empresa.
"Sempre vimos Portugal como uma oportunidade para crescer na Europa e estamos muito entusiasmados por poder celebrar mais uma grande conquista a nível nacional. Este centro de distribuição simboliza o nosso crescimento e o que pretendemos atingir em Portugal nos próximos anos", afirmou o CEO da Aldi Portugal, Wolfgang Graff, citado na mesma nota de imprensa.
Do ponto de vista da sustentabilidade, o centro de distribuição conta designadamente "com painéis fotovoltaicos com capacidade de produzir energia até 1MW e uma gestão inteligente da iluminação, garantida através de sensores de movimento, enquanto as várias câmaras de frio contam com sistemas de arrefecimento, que minimizam os efeitos nocivos para a camada de ozono", realça a Aldi.


Comentários