Alcochete, Montijo, Palmela, Setúbal e Moita com novos autocarros em Junho

 

A Carris Metropolitana vai mais longe e alarga percursos e horários no distrito 

O presidente da Câmara da Moita, Carlos Albino, foi um dos convidados do terceiro aniversário do Navegante, numa cerimónia que teve lugar no Pátio da Galé, em Lisboa. O evento que assinalou o lançamento da Carris Metropolitana, contou com a presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, bem como de vários autarcas da Área Metropolitana de Lisboa. A cerimónia comtemplou também um pequeno desfile de moda, para dar a conhecer o fardamento da Carris Metropolitana, desenhado por Nuno Gama, e a exibição, no exterior, de novos autocarros com a nova imagem da Carris Metropolitana.
Novos autocarros e novas carreiras arrancam em Junho 

A Carris Metropolitana vem dar continuidade a uma revolução, sem paralelo, na mobilidade da região metropolitana de Lisboa, que tem por objetivo a promoção da qualidade de vida e uma alteração da repartição modal a favor dos transportes públicos e da mobilidade sustentável.
O investimento de cerca de 1,2 mil milhões de euros realizado com a operação da Carris Metropolitana "permitirá aumentar o serviço de transporte rodoviário em cerca de 35 por cento, que se traduzirá em mais carreiras, mais percursos e circulações, autocarros mais modernos, mais eficientes e ambientalmente mais sustentáveis, e mais qualidade no serviço prestado", disse a autarquia da Moita em comunicado. 
A rede de serviço de autocarros, desenhada pela Área Metropolitana de Lisboa em conjunto com os 18 municípios, será composta por cerca de 820 linhas rodoviárias, que servirão aproximadamente 2,8 milhões de potenciais utilizadores, passando o serviço a pertencer à marca única e integradora Carris Metropolitana.
"As melhorias a implementar terão ainda em consideração uma integração tecnológica e um planeamento e ajustamento do serviço às necessidades existentes, a promoção da pontualidade, regularidade, confiabilidade do sistema e uma maior simplificação das redes e serviços a prestar", refere o mesmo comunicado. 
A sustentabilidade ambiental será promovida, através da "renovação e qualificação da frota, com uma diminuição da idade média dos autocarros de 15 anos para menos de um ano e a inclusão de uma cota de veículos não poluentes e energeticamente eficientes, com medidas de eco-condução, condução económica, segura e confortável". 
Está ainda prevista uma melhoria do foco e atenção ao passageiro, com o alargamento da rede de vendas e serviços de apoio e gestão centralizada da informação. 
A Carris Metropolitana começa a trabalhar em pleno a partir de Julho. No distrito de Setúbal, Alcochete, Montijo, Palmela, Setúbal e Moita serão servidos por novos autocarros da Alsa Todi. A Transportes Sul do Tejo continuam em Almada, Sesimbra e Seixal. Os Transportes Coletivos do Barreiro continuam a ser o transporte principal no concelho do Barreiro. 


Comentários