100 vozes pela Liberdade, este domingo em Pinhal Novo, marca Abril no concelho

Paulo de Carvalho e Jorge Palma são outros destaques para celebrar os 48 anos de Abril em Palmela

O 48.º aniversário do 25 de Abril no concelho de Palmela é comemorado com mais de uma centena de atividades, promovidas por município, juntas de freguesia e movimento associativo. Os maiores destaques? O espetáculo “100 Vozes pela Liberdade”, com o Coro Participativo e a Orquestra da Sociedade Filarmónica União Agrícola e com apoio do Teatro Artimanha, na noite de 24 na Praça da Independência no Pinhal Novo. No Poceirão, a 23 de Abril, acontece outros dos destaques das comemorações. “Do querer ao não poder”, uma atuação dos R’Dancers – Grupo de Hip Hop da Associação de Cultura e Desporto de Poceirão, a música dos Paper Hearts e Imperial Stones a ter lugar no exterior do Centro Cultural do Poceirão às 22 horas. As atuações de Paulo de Carvalho, nesta sexta-feira, na Sociedade de Instrução Musical, na Quinta do Anjo, e Jorge Palma, dia 25 no Cine-Teatro São João, em Palmela, ambas a partir das 21h30, são outros dos destaques do programa municipal.
SFUA promete uma noite memorável a 24 de Abril 

Arranca esta sexta-feira, as comemorações do 48.º aniversário do 25 de Abril em Palmela, com iniciativas em todas as freguesias, promovidas pela Câmara de Palmela, Juntas de Freguesia e Movimento Associativo do concelho. Música, desporto, exposições, encontros, entre muitas outras propostas, são fortes razões para que saia de casa e celebre em comunidade a Revolução dos Cravos. 
Do programa central, destaque para os espetáculos com Paulo de Carvalho (esta sexta-feira), Jorge Palma (25 de Abril). 
O concerto “100 Vozes pela Liberdade”, a 24 de abril, às 21h30, na Praça da Independência, em Pinhal Novo, e a 30 de Abril, à mesma hora, no Cine-Teatro S. João, em Palmela é o espetáculo mais surpreendente das comemorações de Abril.  
O espetáculo junta o Coro participativo e a Orquestra da SFUA - Sociedade Filarmónica União Agrícola e é um projeto contruído propositadamente para integrar o programa comemorativo da Revolução dos Cravos.
Partindo de uma ideia original dos Maestros Pedro Almeida e Paulo Duarte, esta iniciativa da SFUA desde cedo contou com a parceria da Câmara de Palmela. O ponto de partida foi "a criação de um grande Coro participativo", como fator de "revitalização cultural e artística pós-pandemia", que tem como objetivo promover a "participação cívica, enaltecer os valores de Abril e oferecer a oportunidade alargada de participação numa produção musical marcante, contribuindo também para estimular o interesse pela música", disse Pedro Rodrigues de Almeida à ADN-Agência de Notícias e à PopularFM. 
O Coro é, assim, uma das peças fundamentais deste projeto, com uma ligação e homenagem direta às pessoas da terra, que cantam e celebram a liberdade.
Conjuntamente com a atuação do Coro e da Orquestra da SFUA, o concerto conta também com uma narrativa teatral interpretada pela ATA - Ação Teatral Artimanha. Entre músicos, cantores e atores vão estar em palco mais de 160 artistas, num espetáculo que promete ser memorável.
“Do querer ao não poder”, um espetáculo comunitário com os R’Dancers - Grupo de Hip Hop da Associação de Cultura e Desporto de Poceirão, Paper Hearts e elementos da comunidade. As sugestões musicais incluem ainda “Mais Alto”, um espetáculo dirigido à comunidade escolar.
Destaque também para a habitual Sessão Solene da Assembleia Municipal, no dia 25 de Abril. A Conferência “As mulheres na sociedade portuguesa - Antes e depois do 25 de abril”, as Exposições “25 de Abril Sempre” e “Casas e lugares clandestinos de luta contra o Estado Novo no concelho de Palmela”, o Concurso de Poesia para Jovens “25 de Abril” e a III Edição do Concurso Literário completam a programação central.

Atividades em todas as freguesias do concelho 
Festejos do 25 de Abril regressam este ano com muitas atividades
Na freguesia do Pinhal Novo, entre as diversas iniciativas, destacam-se no dia 25 a atuação de Belito Campos na sede da União Desportiva da Palhota, a habitual deposição de coroa de flores no Monumento ao 25 de Abril, a corrida pela liberdade – 1974 metros, uma caminhada, e animação desportiva e infantil no Polidesportivo José Maria dos Santos, todas pela manhã. 
À tarde, saem à rua a fanfarra dos Bombeiros do Pinhal Novo e os Bardoada – Grupo do Sarrafo. No Coreto do Jardim José Maria dos Santos serão feitas comunicações alusivas à data da liberdade e haverá ainda um espetáculo musical com Arte do Acaso.
Para Terrim, Cascalheira e Rio Frio também estão agendadas várias iniciativas comemorativas a realizar-se no próprio dia 25.
O Torneio de Futebol de 7 Interassociativo “Libertino Caldeira” é um dos destaques do programa para a Quinta do Anjo. Tem lugar pela manhã do dia 23, no Campo António Henrique de Matos, em Cabanas, onde se seguirão atividades desportivas. 
O desporto marca também o dia 25 no Campo Leonel Martins e Polidesportivo do Quintajense (Futebol de 7 Sub-22, Street Basket, Frisbee e Ténis são algumas das modalidades previstas para todo o dia). A Banda da Sociedade de Instrução Musical atua pela manhã, frente à junta, e a Orquestra Ligeira atua à tarde na sede da coletividade.  Para dia 30 está agendada, à tarde, uma concentração distrital de Minibasquetebol Sub-12, no Polidesportivo do Quintajense.
No Bairro Alentejano, na Marquesa II, em Olhos de Água, Forninho, Agualva de Cima, Aroeira, Asseiceira e Lagameças vão haver diversas atividades, entre 23 e 25 de Abril.
Em Palmela, no dia 25 está agendado um passeio de BTT para pais e filhos em Aires, atividades de ciclismo, atletismo e tiro alvo, além de demonstrações de Taekwondo e dança desportiva, em Algeruz, e baile com João Carmo no Lau. 
Para a vila de Palmela estão previstos os “Concertos Abril Jazz Mil”, nos dias 22 e 23, na Humanitária, natação na Piscina Municipal, a 23, o 6.º Passeio das Tochas do Motoclube de Palmela, a 24, e a iniciativa “Viva a Liberdade”, com música, poesia, contos, testemunhos, entrevistas e artes, na biblioteca municipal.
Ainda em Palmela, mas no dia da liberdade, destacam-se os convívios a realizar no Complexo Desportivo Municipal, demonstrações de aeromodelismo e automodelismo, na Praceta de Cabo Verde, e o concerto comemorativo do 25 de Abril pela Orquestra Ligeira do Conservatório Regional de Palmela
Em Cajados, no dia 25, o Grupo Desportivo e Recreativo Leões de Cajados promove pela manhã jogos infantis tradicionais, futebol, e um almoço convívio. À tarde, haverá uma demonstração de Taekwondo.
Para o Poceirão as comemorações englobam, no centro cultural local, um encontro de ranchos folclóricos, a partir das 17 horas de dia 24. No dia seguinte, a antiga Escola Primária acolhe entre as nove e as 13 horas mais uma ação de recolha de sangue, promovida pelos dadores da freguesia, que organizam ainda uma manhã infantil. Também pela manhã, mas no Campo do Parque Mário Bento, realiza-se uma demonstração de Taekwondo e um jogo entre pais e filhos, iniciativas dinamizadas pela Associação de Jovens “Os Caramelos”.


Comentários