Seixal quer empoderar as mulheres da comunidade cigana

Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas inaugura nova sede na Arrentela

A inauguração da nova sede da Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas no Seixal realiza-se no dia 25 de Março, às 17h30. "Estas novas instalações vêm melhorar as condições para o desenvolvimento de atividades e para a resposta da associação às múltiplas necessidades da comunidade", refere, em comunicado da autarquia do Seixal, o presidente Joaquim Santos. Este novo espaço representou para a Câmara um investimento “superior a 100 mil euros”, refere a autarquia em nota de imprensa, na aquisição das instalações e qualificação das mesmas, na Praceta Gregório Crispim Oliveira, em Arrentela.
Mulher cigana reclama mais oportunidades

A Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas "tem realizado um trabalho ímpar no empoderamento das mulheres da comunidade cigana, promovendo e divulgando a sua cultura e contribuindo para o reconhecimento da força social das mulheres".
A Câmara do Seixal adquiriu e qualificou as novas instalações na Praceta Gregório Crispim Oliveira, na Arrentela, para servir de nova sede à associação e ao Centro Romi do Seixal, nascido no âmbito do projeto "Empoderar da mulher cigana".
O objetivo é estabelecer um espaço inteiramente dedicado à oferta gastronómica cigana, ao apoio escolar das crianças e a criação de "um espaço beleza".
A Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas está presente no município do Seixal desde o ano 2000, ano da sua constituição, onde "desenvolve diversos projetos de sucesso no âmbito da integração e desenvolvimento das comunidades ciganas, designadamente na área da educação e capacitação e empoderamento das mulheres", através de processos de educação contextualizada e comunitária que decorrem desde 2017.
Mais recentemente, estes projetos foram integrados, e desenvolvidos, no âmbito do Plano Local para a Integração das Comunidades Ciganas do Seixal 2019-2025.

Comentários