Ostras de Setúbal são pérolas em semana gastronómica

Certame arranca esta sexta-feira em 31 restaurantes da cidade

Ações de promoção, passeios pedestres e atividades pedagógicas enriquecem o programa da Semana da Ostra de 2022, a decorrer em Setúbal entre 1 e 10 de Abril, com mais de três dezenas de restaurantes sadinos a apresentarem menus especiais. Durante a iniciativa da Câmara Municipal, dinamizada no âmbito do projeto de promoção turístico e de produtos regionais “Setúbal Terra de Peixe”, 31 estabelecimentos de restauração do concelho proporcionam nos menus pratos especialmente centrados na ostra. Em paralelo, o programa da Semana da Ostra desenvolveu uma ação de promoção especial em Lisboa, na zona de Belém, até esta sexta-feira, 1 de Abril.
Ostras em destaque em Setúbal e também em Lisboa 

Além das formas mais tradicionais de confeção do molusco característico do Estuário do Sado, alguns restaurantes incluem propostas mais ousadas, como a A Casa do Peixe, que sugere ostras com moscatel de vinagrete e mel, o Xtoria, com ostras criativas, ou o Sem Horas, que promove durante esta semana o ceviche de ostras.
Em paralelo, o programa da Semana da Ostra desenvolveu uma ação de promoção especial em Lisboa, na zona de Belém, nos dias 29, 30 e 31 de Março, bem como no dia 1 de Abril.
Nestas datas, entre as 11 e as 19h30, foram comercializadas ostras de produtores regionais de Setúbal no foodtruck Ostras Sobre Rodas.
“Ostras e Aves no Estuário do Sado” é a proposta temática de um passeio pedestre agendado para 3 de Abril e conduzido pela Biotrails, Découverte e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.
O passeio tem a duração de três horas e as inscrições, no valor de 22 euros, com 10 por cento de desconto para sócio da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, devem ser feitas até 1 de Abril nesta ligação.
A oficina pedagógica “As Ostras do Sado”, no dia 9, às 14h30, no Moinho de Maré da Mourisca, é uma atividade pensada para o público mais novo, de participação gratuita, mas de inscrição obrigatória até 5 de Abril neste endereço.
A oficina, destinada a maiores de cinco anos, procura despertar a criatividade através da criação de adornos a partir de cascas de ostras, numa ação que acaba por promover também os valores ecológicos e de proteção da Natureza.
“Encontros prováveis: visita interpretativa e degustação comentada com ostras Découverte e vinhos da Quinta da Bacalhôa” é a proposta reservada para 10 de abril, às 17h15, no Moinho de Maré da Mourisca. A participação é gratuita, mas carece de inscrição até ao dia 5, nesta ligação.
A Semana da Ostra conta com os apoios da Docapesca, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, de Ostras Sobre Rodas, Découverte e da Bacalhôa Vinhos de Portugal.

Comentários