Festas de São Pedro voltam a animar Montijo este ano

Autarquia "reserva" mais de 200 mil euros para trazer tradição de volta à cidade 

Com a entrada de Portugal numa nova fase da gestão da pandemia e com o alívio das restrições, o Montijo começa a anunciar a retoma das suas festas. Quer sejam as festas populares de São Pedro, já confirmadas de 28 de Junho a 4 de Julho, ou as festas da Atalaia, no final de Agosto. Será o regresso depois de um interregno de dois anos face às restrições impostas pela pandemia.  Os programas estão ainda em elaboração e a autarquia mostra-se prudente quanto à forma como irão gerir os eventos pós-pandemia. A Câmara remete "novidades para breve" quanto ao São Pedro que este ano será de novo celebrado em força. A autarquia já aprovou 370 mil euros para a realização de todas as festas populares no concelho. A maior parte do montante é destinado às celebrações de São Pedro: mais de 200 mil euros.
Festas estiveram suspensas durante dois anos devido à pandemia 

O Município do Montijo voltou a marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorreu, de 16 a 20 de Março, na FIL-Lisboa.
Representado no stand da Entidade Regional de Turismo de Lisboa, o município do Montijo, aproveitou a oportunidade para mostrar a sua identidade e cultura e promover vários eventos que vão decorrer nos próximos meses como a Feira do Porco (12 a 14 Maio), a Festa da Flor (27 a 29 Maio), as Festas de São Pedro (28 de Junho a 4 de Julho) e a Feira Quinhentista (9 a 11 de Setembro).
A festa mais importante do concelho, e uma das maiores do distrito de Setúbal, já têm data marcada: as comemorações arrancam a 28 de Junho e terminam a 4 de Julho. Certa está também a realização de três concertos mas, a três meses do inicio da festa maior da cidade, ainda não há nomes certos. Matias Damásio, que estava previsto ter atuado nas festas de 2020, é aquele que está mais próximo. 
Dulce Pontes, Rui Veloso, The Gift ou Expensive Soul são nomes falados para a festa. Daqui deverá sair o cabeça-de-cartaz desta edição das festas. Mas tudo está dependente da disponibilidade de agenda e das exigências dos artistas. 
As Festas Populares de São Pedro trazem de volta as tradições religiosas e populares, as largadas de touros, as marchas populares, o Bibe Elétrico, entre muitos outros momentos. A procissão fluvial e a procissão noturna no dia de São Pedro, é um dos momentos mais altos do certame. 
O executivo aprovou uma verba de 370 mil euros para a realização de todas as festas populares no concelho. A maior parte do montante é destinado às celebrações do São Pedro. Ou seja, mais de 200 mil euros.

Comentários