Fábrica de Palmela vota esta semana novo pré-acordo laboral

Trabalhadores da Autoeuropa com prémio de objetivos e aumento mínimo de 30 euros

A Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa, em Palmela, anunciou que já tem um novo pré-acordo laboral que prevê a manutenção do prémio de objetivos e aumentos salariais de dois por cento nos próximos dois anos, com um aumento mínimo de 30 euros. A votação está marcada para terça e quarta-feira, 29 e 30 de Março. “O novo pré-acordo laboral garante um aumento mínimo de 30 euros já este ano e a manutenção do prémio anual por objetivos, que abrange a maioria dos trabalhadores da fábrica de Palmela e que nos últimos dois anos foi de cerca de 1400 euros”, disse o coordenador da comissão de Trabalhadores da fábrica de automóveis da Autoeuropa, Rogério Nogueira. 
Trabalhadores decidem esta semana se aceitam propostas 

O representante dos trabalhadores lembrou que no anterior pré-acordo, que foi rejeitado pelos trabalhadores no dia 25 de Fevereiro, o aumento mínimo para 2022 era de apenas 25 euros e que, em vez do prémio por objetivos, os trabalhadores teriam direito a um total de 44 `down-days´ (dias de não produção, mas que são pagos na íntegra), em vez dos 22 `down-days´ que já tinham anteriormente, e que se vão manter no novo pré-acordo laboral.
Questionado pela agência Lusa, o coordenador da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa afirmou-se convicto de que este novo pré-acordo será viabilizado pela maioria dos cerca de cinco mil trabalhadores da fábrica do grupo alemão Volkswagen, em Palmela.
“Estas negociações foram realizadas num contexto completamente adverso e de instabilidade, a pandemia, a crise dos semicondutores e agora com a questão da guerra da Ucrânia que está a afetar imensas fábricas da Volkswagen”, disse Rogério Nogueira.
“Conseguimos, neste novo pré-acordo, não só pressionar a empresa para que desistisse de retirar o prémio de objetivos aos trabalhadores, como também melhorámos noutros aspetos, como é o caso das pausas para 10 minutos, dias especiais e os pagamentos dos prémios de fim-de-semana como direitos adquiridos que não necessitam de negociação em acordos futuros. Estamos em condições de alcançar um acordo que melhor as nossas condições laborais e salariais nos próximos dois anos”, acrescentou o coordenador da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa.
O novo pré-acordo laboral da Autoeuropa vai ser apreciado e discutido e votado pelos trabalhadores nesta terça e quarta-feira. 

Comentários