Agrupamento de escolas realizam campanha de ajuda à Ucrânia em Pinhal Novo

Escola José Maria dos Santos recolhe roupas, alimentos e medicamentos para os refugiados 

Um pouco por todo o país estão a surgir iniciativas solidárias para com o povo ucraniano e os refugiados que, todos os dias, estão a chegar aos países vizinhos. No Pinhal Novo, no Agrupamento José Maria dos Santos, estão a concentrar roupas, alimentos e medicamentos que em breve partem para a fronteira com a Ucrânia para serem distribuídos pelos refugiados pelos militares ucranianos. "A Escola, a Educação e o Ensino, mais do que nunca, terão de estar ao serviço da união entre os povos. Nas escolas vive-se essa realidade e têm-se consciência do quanto é possível viver em fraternidade, respeito e paz", disse à ADN-Agência de Notícias, a diretora do Agrupamento, Maria Pena.
Mais de um milhão de pessoas já fugiu da Ucrânia 

"As Escolas podem e devem ser espaços em que haja segurança, união e ajuda entre todos", começa por dizer Maria Pena. 
"Experienciamos agora o impensável, demasiado triste e de extrema ignorância a falta de respeito pelos direitos humano".  Algo que, diz Maria Pena, é completamente inconcebível e inaceitável.
“As Guerras e invasões nunca deveriam acontecer nas sociedades contemporâneas onde as pessoas usam palavras e não armas para chegar a um acordo”, diz a responsável do Agrupamento José Maria dos Santos. 
Assim, conta Maria Pena, existe "total e incondicional solidariedade do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, para com a nossa comunidade educativa ucraniana: alunos, pais e restantes familiares e amigos e, consequentemente, para com os seus conterrâneos, residentes na Ucrânia, vítimas inocentes desta terrível e injusta guerra". 
Assim a escola apela à "participação e colaboração na divulgação pela comunidade local na doação de bens para os civis e militares ucranianos". 
O apelo chegou de uma médica ucraniana, a trabalhar no Centro de Saúde do Faralhão (em Setúbal), que pretende reunir um conjunto de bens essenciais que serão levados para apoio a civis e militares na Ucrânia.
A todos os que quiserem participar nesta ação de solidariedade, pedimos que entreguem na escola José Maria dos Santos, no lado sul da vila,  Mantas, cobertores em estado razoável, pastas de dentes e escovas de dentes. Champô e sabão ou sabonete, toalhitas, papel higiénico e fraldas. 
É pedido ainda ligaduras e medicamentos comuns (Brufen, Paracetamol, Imodium, Be-u-ron, Primperan, entre outros). 
Conservas e Sopas pré-feitas, água, açúcar, sal, macarrão, arroz, barritas, bolachas são também pedidos, tal como fósforos, roupa quente como calças, blusas, roupa térmica (em tamanhos diferentes). 
"A nossa colaboração é, claro, estamos completamente disponíveis e empenhadíssimos em colaborar a 100 por cento", diz a diretora do agrupamento. 
Maria Pena deixa ainda uma mensagem contra a guerra.  "Chega! Vamos construir a Paz e destruir esta maldita guerra. A poesia de Deus agora sangra. Por falta de tolerância do ser humano. A música da morte faz silêncio. Faz entender tudo sem nada dizer. Relatos de sofrimentos inimagináveis. Descritos de forma profunda. Tão profunda quanto ainda viver", diz a responsável. 

Comentários

  1. O Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos está muito grato à Adn-Agência De Notícias pelo seu magnifico trabalho de ajuda na divulgação de tão importante campanha.
    Estamos sem palavras para agradecer. Está fantástico!
    Estamos a receber imensos donativos ... que são entregues diariamente no centro de saúde do Faralhão em Setúbal.
    Para os nossos alunos, em particular os alunos oriundos da Ucrânia, está a ser um gesto muito importante... está a ser muito reconfortante para a nossa comunidade educativa ucraniana. Gratos pela vossa célere e incondicional ajuda.
    Maria Pena

    ResponderEliminar

Enviar um comentário