Cyberbullying foi tema de debate em Alcochete

"Trabalhamos para o bem-estar e felicidade dos nossos jovens"

O Fórum Cultural de Alcochete recebeu, uma conferência sobre um tema fundamental na atualidade e de grande importância na comunidade escolar: o cyberbullying e o equilíbrio entre o mundo online e offline. Perante uma plateia com cerca de 300 alunos do Agrupamento de Escolas de Alcochete, a psicóloga clínica e da saúde, Ivone Patrão, falou das potencialidades e dos riscos do mundo virtual, do equilíbrio necessário entre o mundo online e offline, da importância da socialização e da necessidade de os jovens refletirem sobre o que é a sua privacidade e o que devem expor nas redes sociais.
Cyberbullying é cada vez mais um "inimigo sem rosto" 

Ivone Patrão deixou, ainda, uma mensagem fundamental aos alunos: “O silêncio não é solução quando se é alvo de algum tipo de abuso ou agressão. Sempre que isso acontecer, seja no mundo online ou na vida real, não fiquem em silêncio, peçam ajuda. Não partilhem mensagens agressivas e negativas e tenham cuidado com a partilha de fotos e outros dados pessoais na internet”.
Também presentes na palestra estiveram a vice-presidente da Câmara de Alcochete, Maria de Fátima Soares, a diretora regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, Eduarda Marques, e o diretor do Agrupamento de Escolas de Alcochete, Rodolfo Viegas.
A vice-presidente da câmara salientou a pertinência do tema em debate, afirmando que “a autarquia está sempre disponível para realizar parcerias com o agrupamento de escolas, porque todos trabalhamos para o bem-estar e felicidade dos nossos jovens”, sublinhou Maria de Fátima Soares. 
Eduarda Marques falou aos jovens da importância “do conhecimento. Esta sessão serve para ficarem mais esclarecidos e mais capacitados. Todos têm a responsabilidade de passar a mensagem sobre o ciberbullying”.
A intervenção de Rodolfo Viegas foi, também, sobre responsabilidade e respeito. O diretor do agrupamento de escolas apelou aos jovens para “tenham respeito pelos outros e por si próprios, pelo seu corpo, bem-estar, saúde física e mental”.
Esta conferência sobre ciberbullying foi organizada pelo Agrupamento de Escolas de Alcochete, em parceria com a câmara municipal, no âmbito da Quinzena da Juventude X2 que a autarquia está a promover até 9 de Abril.

Comentários