Montijo na linha da frente na solidariedade para com o povo da Ucrânia

Autarquia prepara planos para assegurar lugar nas escolas para as crianças que possam vir para o concelho

Saiu esta quinta-feira, do centro de recolha de bens, instalado no antigo restaurante Montiagri, no Montijo, um camião com destino a Lviv, na Ucrânia, transportando os bens doados pela população. O camião vai percorrer cerca de 3700 kms para fazer chegar à zona de conflito alimentação, vestuário, medicamentos e material hospitalar. O centro de recolha de bens para a Ucrânia resulta de uma colaboração entre o município e a Associação Ukrainian Refugees, recentemente criada para tentar dar alguma resposta à crise humanitária que se está a desenvolver na Ucrânia, em resultado da invasão daquele país pelas tropas russas, trabalhando em parceria com a Embaixada da Ucrânia em Portugal. Na Ucrânia está já uma ambulância dos Bombeiros de Canha. 
Camião partiu hoje do Montijo rumo a Lviv 

Na quarta-feira, a Câmara do Montijo aprovou, por unanimidade, na reunião de câmara, a atribuição de um apoio financeiro, no montante de 2500 euros, à Associação Ukrainian Refugees UAPT destinado a suportar encargos com combustível e pagamento de portagens, de um veículo pesado para transporte de ajuda humanitária aos refugiados ucranianos.
No Montijo, a recolha de bens para a Ucrânia não pararam, e já "voaram" até Lviv, medicamentos e bens para os militares. A Câmara do Montijo cedeu o espaço do antigo restaurante Montiagri, onde foi instalado o Centro de Recolha de Bens para a Ucrânia, e onde estão diariamente dezenas de voluntários para receber, dividir e embalar os vários alimentos, roupas ou medicamentos recebidos.
Para além dos populares anónimos, associaram-se também várias entidades como a o Lions Club Montijo, o BE-FIT Montijo, a MJClinics Montijo, a Academia Dance Fusion e as Farmácias do concelho, onde poderá fazer as suas entregas.
Recentemente, Nuno Canta, presidente da Autarquia e a vereadora Maria Clara, juntaram-se a Fernando Caria, presidente da Junta de Freguesia do Montijo e Afonsoeiro, para sentirem a resposta emotiva e generosa da população.
Nuno Canta frisou a “importância deste apoio numa altura muito complicada”, e lembrou que “todos os esforços têm de se manter unidos”. O autarca aproveitou para explicar que “a autarquia tem vindo a preparar planos de apoio em conjunto com as escolas da região, de forma a assegurar lugar nas escolas para os meninos e meninas que possam vir para o Montijo, e tentar da melhor forma, integrar estas pessoas, que numa altura como esta, precisam do apoio de todos nós”.
Se quiser ajudar neste conjunto de campanhas, poderá deixar as suas doações no antigo restaurante Montiagri, junto à Praça de Touros do Montijo, poderá tornar-se voluntário para separar ou embalar os bens, e poderá ajudar no encaminhamento das pessoas ucranianas que chegam a Portugal.
Para já, é também de extrema importância pessoas que falem ucraniano, para poder fazer a ponte entre estas mulheres e crianças e os portugueses que os acolhem, e psicólogos para ir acompanhando estas pessoas.

Comentários