Almada preparada para acolher famílias ucranianas

Entidades juntam-se no apoio ao alojamento, emprego, aulas de português, integração e cuidados de saúde

A Câmara de Almada tem trabalhado com várias entidades do concelho, encontrando respostas articuladas para que estes cidadãos possam ter acesso, por exemplo, a cuidados de saúde, alojamento, emprego, aulas de português, apoios sociais e integração dos mais novos nas escolas. Para a Ucrânia já seguiu um camião de Almada com 22 toneladas de bens essenciais, “fruto da solidariedade dos almadenses”, comenta a presidente da Câmara Municipal, Inês de Medeiros, sobre esta iniciativa que envolveu a Câmara de Almada, com o apoio de todas as juntas de freguesia e do Serviço da Proteção Civil. No camião seguiram donativos de alimentos, vestuário, medicamentos e produtos de higiene.
Famílias encontram na região a paz que perderam no seu país

Juntas de freguesia, escolas, Segurança Social, Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal, instituições particulares de solidariedade social, entre outras entidades, têm reunido semanalmente com a coordenação da Proteção Civil Municipal.
"Todas estas instituições, assim como munícipes e empresas do concelho, mobilizaram-se para reunir bens essenciais para o povo ucraniano", diz a autarquia em comunicado. 
De Almada partiram já mais de 35 mil toneladas de comida, medicamentos, produtos de higiene, vestuário e comida para animais domésticos.
A autarquia tem já disponíveis cerca de 50 camas no Caparica Sun Centre, na Costa de Caparica, para acolhimento temporário de emergência.
Foi criada ainda uma linha de contacto, gerida pelo Departamento de Intervenção Social (sosucrania@cma.m-almada.pt), que permite a "qualquer munícipe ou entidade obter esclarecimentos, sinalizar situações ou disponibilizar apoios", diz ainda a autarquia. 
Associada a esta linha, existe uma equipa municipal com técnicos de várias áreas, que fazem o encontro entre os pedidos de ajuda e as ofertas de apoio, e que permite fazer o encaminhamento das necessidades para as diferentes entidades envolvidas.
"Todas as famílias ou instituições que tenham acolhido ou venham a acolher cidadãos da Ucrânia, devem encaminhá-las para as plataformas nacionais, para que tenham acesso a todos os apoios previstos pelo Estado Português", garante a autarquia liderada por Inês de Medeiros. 
Através destas é possível atribuir no momento cartão de saúde, de segurança social, inscrição no centro de emprego e um visto válido por um ano.

Comentários