Parque infantil municipal inclusivo (re)abriu portas no Montijo

Este parque foi pensado para crianças com mobilidades reduzidas a nível físico e também sensorial

Já reabriu o parque infantil do Parque Municipal Carlos Hidalgo Gomes Loureiro, no Montijo. Completamente renovado, com cores vibrantes, brinquedos e piso novos, este equipamento, é "uma homenagem à floricultura e destaca-se, ainda, por dar especial atenção à igualdade e à inclusão permitindo que todas as crianças possam usufruir do mesmo", refere a autarquia em comunicado. Na inauguração do recinto, o presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta referiu que a escolha das flores, como tema central teve por objetivo “homenagear a floricultura e em especial a gerbera, uma vez que o concelho do Montijo é o maior produtor desta flor. Este é um espaço de brincadeira e aprendizagem da nossa cultura”.
Parque inclusivo a todas as crianças reabre na cidade 

As gerberas gigantes que se destacam neste parque têm ainda uma outra função explicou o presidente: “As cores vivas presentes nas flores, nos brinquedos e no piso, são um estímulo sensorial para as crianças portadoras de deficiência cognitiva”, disse Nuno Canta. 
“Temos orgulho neste equipamento por ser acessível a todas as crianças, sejam ou não portadoras de deficiência, com todas as condições para que os familiares possam acompanhar os seus descendentes e ser um ponto de encontro” referiu o presidente da câmara sublinhando que as questões da igualdade são prioritárias para a autarquia.
Iara Paula, terapeuta ocupacional, que tem a seu cargo a implementação de parques infantis inclusivos na Play Planet, empresa responsável pela construção do parque, salientou “a preocupação em fazer um parque inclusivo para todas as crianças. Este parque foi pensado para crianças com mobilidades reduzidas a nível físico e também sensorial”.
A terapeuta destacou o interesse que o parque tem suscitado junto de “várias instituições e famílias, de Portugal e de vários países, nomeadamente Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e da Europa, que têm demonstrado interesse em conhecer o parque e explorá-lo nas diversas terapias”.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários