Obra da Unidade de Saúde em Azeitão em bom ritmo

Unidade terá capacidade para 11400 utentes deve estar concluída em Setembro

A construção do novo Centro de Saúde Familiar de Azeitão, a decorrer atualmente, permite que a população local disponha, em breve, de acesso a melhores cuidados de saúde primários. A empreitada de construção do equipamento de saúde, iniciada em Agosto, resulta de uma parceria da Câmara de Setúbal com o Estado central, através da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. A obra, com um prazo de execução de 365 dias, está a decorrer dentro da calendarização prevista, sendo já visível parte da infraestrutura do edifício. Se correr como previsto a nova unidade de saúde estará pronta em Setembro deste ano.
Obras devem estar concluídas até Setembro 

O equipamento, com uma área bruta de construção de 1580 metros quadrados, tem dois pisos, sendo o térreo ocupado por duas alas individuais, para atendimento, e um pátio, enquanto o superior destina-se a serviços e zonas técnicas.
A Unidade de Saúde Familiar de Azeitão vai contar com duas valências de saúde, cada uma com capacidade para atender 11400 utentes, e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados.
O equipamento está a ser edificado na Rua José Silva Xavier, em Vila Nogueira de Azeitão, em parcela de terreno do domínio público camarário, junto do complexo desportivo da Piscina Municipal de Azeitão,
Apesar de a construção de centros de saúde ser uma responsabilidade do poder central, a Câmara Municipal de Setúbal garantiu o arranque desta obra, orçada em mais de dois milhões de euros, no âmbito de um acordo de cooperação celebrado com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.
A empreitada tem financiamento comunitário de 50 por cento assegurado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, resultado de candidatura apresentada ao POR Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional Lisboa 2020, cabendo à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo assegurar o custo remanescente.
O novo equipamento responde a uma reivindicação antiga da população e das autarquias locais, pois o atual Centro de Saúde de Azeitão funciona provisoriamente, desde 1978, numa moradia sem as condições adequadas à prestação de cuidados de saúde.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários