Coopinhal, no Pinhal Novo, recebe serviços municipais e aloja sede do Pinhalvovense

Antiga Cooperativa será o "motor" da nova centralidade do lado sul da vila

O Clube Desportivo Pinhalnovense vai transferir a sua sede para o edifício Coopinhal, no lado sul do Pinhal Novo, no âmbito de um contrato-comodato com o município de Palmela, celebrado no dia 14 de Fevereiro, no local, numa iniciativa integrada no programa da Semana da Freguesia de Pinhal Novo, que decorre até final desta semana. As obras de adaptação do espaço já tiveram início, conferindo-lhe mais segurança e conforto, e além da sede social e do espaço de convívio para associados, o clube pretende desenvolver ali, em breve, as aulas de grupo e as aulas de ginástica para as faixas etárias mais jovens. A aquisição dos edifícios da Coopinhal e da antiga sede do Pinhalnovense, assenta num objetivo comum  de "dar sequência à reabilitação urbana dos principais núcleos da vila, salvaguardando edifícios de interesse patrimonial e contribuindo para a melhoria da imagem urbana", explica a autarquia. 
Edifício histórico vai ganhar nova vida e centralidade  

Na ocasião, o presidente da direção do Pinhalnovense sublinhou a "importância prática, e também simbólica", desta transferência, que cria "novas oportunidades para o clube e esperança renovada, numa fase difícil".  
António Sousa mostrou-se entusiasmado, também, com o investimento em novos equipamentos culturais e desportivos previsto pelo município, e acredita que a reabilitação e dinamização quer deste edifício, quer da sede histórica do clube, em frente (também recentemente adquirido pela autarquia, para futura devolução ao Pinhalnovense) "serão importantes contributos para a revitalização da zona mais antiga da vila". 
Álvaro Amaro, revelou que, além do Pinhalnovense, o edifício Coopinhal "acolherá um conjunto de serviços municipais e um espaço-memória do movimento cooperativo em Pinhal Novo", concluiu o presidente da Câmara de Palmela. 
Recorde-se que ambos os edifícios - situados no lado sul da vila - estão devolutos há largos anos sem qualquer tipo de manutenção ou arranjos. O edifício da antiga sede do Pinhalnovense [o que sobra do antigo edifício da Mitra] já esteve à beira da ruina e deverá ser demolido para ali se fazer um réplica.
"A aquisição e recuperação dos dois edifícios numa estratégia mais ampla de requalificação urbana da zona sul, que continua a ter moradores e comércio, mas necessita de ser mais vivida e apropriada pela comunidade", explica Álvaro Amaro. 
Concorrem, igualmente, para este objetivo a recente intervenção no Largo da Mitra, a criação prevista de um parque de estacionamento e corredor arbóreo na Rua D. João de Castro, a empreitada de repavimentação de vias em Pinhal Novo sul e a criação de um ninho associativo e centro de respostas sociais em conclusão, no Monte do Francisquinho, que se constituirá como uma nova centralidade na vila.

Comentários