Câmara do Montijo apoia PICA para desenvolvimento das atividades durante o ano

Projeto de promoção da cultura e o desenvolvimento da massa crítica da cidade 

A Câmara do Montijo aprovou o Protocolo de Colaboração entre o Município do Montijo e a Banda Democrática 2 de Janeiro, referente ao Projeto PICA - Projeto de Intervenção Cultural e Artes, para o ano de 2022 na reunião de 23 de fevereiro. O protocolo pressupõe um apoio financeiro no valor 3.750 euros a atribuir ao Projeto de Intervenção Cultura e Artes, para "desenvolvimento das atividades durante o ano corrente, assim como, apoios não financeiros que passa, entre outras, pela disponibilização de espaços municipais", conta a autarquia em comunicado. 
Pica quer dinamizar a poesia no  concelho 

O plano de atividades do PICA entregue à autarquia materializa-se na organização e promoção de "um conjunto de atividades culturais e artísticas", com destaque para o evento "Poéticas em (des)concerto", no âmbito das comemorações do Dia da Poesia, a atividades a inserir no "Montijo Lugar de Encontros", assim como, da programação de tributo aos poetas, aos poemas, às músicas e às canções que deram voz à liberdade, a realizar durante o mês de Maio.
O PICA, Projeto de Intervenção Cultura e Artes, nasceu da sociedade civil, enquanto movimento e projeto. Tem como firme "propósito a promoção da cultura, o desenvolvimento da massa crítica, do saber e dos saberes nas suas diferentes manifestações e aceções, procurando, igualmente, valorizar, preservar e divulgar o património cultural, material e imaterial que constitui a identidade de um povo", dizem os responsáveis. 
A proposta PICA vai no sentido de "uma ação e intervenção continuada e consequente, procurando chegar à comunidade, envolvendo-a e dinamizando-a, quer ao nível do debate de ideias, da promoção do conhecimento e da massa crítica, quer da fruição artística e estética. Muitos serão sempre poucos para tão exigente propósito". 

Comentários