Setúbal homenageia João Paulo Cotrim

Exposição “Dar de Beber aos Olhos” junta uma série de ilustrações da autoria de 11 artistas

O autor e editor João Paulo Cotrim, falecido em dezembro, vai ser homenageado através de um conjunto de eventos em Setúbal, cidade com que manteve nos últimos anos intensa colaboração e onde criou e foi curador da Festa da Ilustração. Uma das primeiras iniciativas de homenagem abre ao público no dia 5 de Fevereiro, às 18 horas, na Casa da Cultura, com a exposição “Dar de Beber aos Olhos”, que junta uma série de ilustrações da autoria de 11 artistas, oito portugueses e três estrangeiros, que trabalharam e privaram com João Paulo Cotrim. De entre as ações previstas, destaca-se a Festa da Ilustração, certame realizado em Setúbal anualmente [em Outubro] e do qual foi fundador e curador, sendo que a edição deste ano é-lhe integralmente dedicada.
Autor e editor vai ser lembrado este ano em Setúbal

A mostra, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, DDLX e editora Abysmo e com a curadoria do designer José Teófilo Duarte, conta com obras de André Carrilho, Nuno Saraiva, António Jorge Gonçalves, João Fazenda, Cristina Sampaio, André da Loba, Marta Madureira, André Letria, Osmani Simanca, Pierre Pratt e Alain Corbel.
José Teófilo Duarte, num enquadramento sobre a exposição patente na Casa da Cultura até final de março, sublinhou que “todos estes autores marcaram presença em diferentes edições da Festa da Ilustração e alguns deles desenharam João Paulo Cotrim, como é o caso do André Carrilho”.
José Teófilo Duarte sublinhou que vão ser várias as iniciativas no concelho sadino para homenagear e recordar a pessoa e o legado de João Paulo Cotrim. “A ideia é fazer muitas coisas em Setúbal, cidade com a qual manteve ligação”. 
De entre as ações previstas, destaca-se a Festa da Ilustração, certame realizado em Setúbal anualmente e do qual foi fundador e curador, sendo que a edição deste ano é-lhe integralmente dedicada.
O evento, a decorrer em Outubro em vários equipamentos culturais do concelho, destaca, ainda, o português André Letria e o francês Alain Corbel, ilustradores que também colaboraram com o homenageado.
Uma sessão literária de homenagem a João Paulo Cotrim, na Casa da Cultura, está agendada para o dia 25 de Fevereiro, durante a qual são apresentadas obras das poetisas Ana Freitas Reis e Inês Fonseca Santos, ambas pertencentes à editora fundada por João Cotrim, a Abysmo.
João Paulo Cotrim, editor, autor, argumentista, jornalista, programador cultural e responsável pela divulgação e promoção de vários artistas, muitos deles conceituados na atualidade, faleceu em Dezembro do ano passado, aos 56 anos.
Além da Abysmo, fundou também a revista Torpor e desenvolveu atividade nas áreas do cinema, ilustração, banda desenhada, poesia e artes visuais.
Dirigiu a Bedeteca de Lisboa e o Salão Lisboa de Ilustração e Banda Desenhada e escreveu argumentos para filmes de animação, novelas gráficas, ensaios e histórias infantis.
Na área do jornalismo, trabalhou em várias publicações, como são os casos da Revista Ler, Elle, Máxima, Marie Claire, Oceanos, Visão, Grande Reportagem, Colóquio-Letras, Der Spiegel, Le Monde e o extinto suplemento DNA, do Diário de Notícias.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários