Pedro Pichardo distinguido pelo Presidente da República

Marcelo atribui distinção ao campeão olímpico de triplo salto que vive em Pinhal Novo  

O judoca Jorge Fonseca e atleta do triplo-salto Pedro Pichardo, residente no Pinhal Novo, foram recebidos pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na passada terça-feira, para lhes serem atribuídas a distinção Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique. Pedro Pichardo, mostrou-se orgulhoso pela distinção e defendeu “mais apoio às modalidades e não só ao futebol”. A distinção dos dois atletas olímpicos celebra o bom desempenho em Tóquio 2020, além do resto da temporada. O campeão olímpico vai participar numa conferência em Setúbal
O vencedor do triplo salto é o primeiro convidado do ciclo de conversas do Forte de Albarquel, que começa a 20 de Janeiro. 
Pichardo é Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique

“A nível pessoal, estou muito orgulhoso por ser distinguido pelo Presidente da República e acho que para a modalidade também é muito importante para continuarmos a trabalhar para elevar o nosso nível”, disse o atleta do Benfica. 
'Ouro Olímpico ‒ A história de um percurso', é o tema da conferência que tem início às 18h30. O apresentador do encontro vai ser o jornalista Paulo Sérgio mas o grande destaque será mesmo o vencedor do triplo salto nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O atleta Pedro Pichardo vai partilhar tudo aquilo que o levou a conquistar o troféu.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do número de telemóvel 969 754 331 ou do email forte.albarquel@mun-setubal.pt. 
Pedro Pablo Pichardo conquistou, a 5 de Agosto de 2021, a única medalha de ouro para Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão com um salto de 17,98 metros batendo um recorde nacional. O atleta faz a preparação desportiva no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal.
O campeão olímpico foi homenageado pela Câmara de Setúbal numa cerimónia realizada no dia 10 de Agosto, nos Paços do Concelho. Ainda antes de receber o título olímpico já tinha sido distinguido com a atribuição da Medalha de Honra da Cidade, na Classe Desporto.
Um voo de 17,99 metros, na madrugada de 5 de Agosto, deu a quinta de medalha a Portugal e fez o Pinhal Novo, terra onde vive com os pais e a família, "saltar" de alegria. Pedro Pablo Pichardo tinha acabado de escrever uma história a ouro do desporto português e, também, da história de Pinhal Novo, onde vive o quinto campeão olímpico português. 
"Um orgulho para o país, o município e para a vila de Pinhal Novo, onde escolheu viver com a família", disse o presidente da Câmara de Palmela. O saltador português, de origem cubana, que foi homenageado, em Outubro, pelo município de Palmela. 
Pedro Pichardo confidenciou estar orgulhoso pela distinção. "Enche-me de orgulho porque moro aqui, no Pinhal Novo, e sei que as pessoas desta terra têm um grande orgulho em me ter aqui. Fico muito feliz", disse o atleta na altura. 
Na sua página de Instagram, Fonseca diz que “esta condecoração tem um significado muito especial pois representa o reconhecimento do meu País não só por mim, mas também pelo meu treinador, pelo meu Clube, pelo Judo e sua Federação e pelo Desporto Português”.
No entanto, apesar de se mostrar orgulhoso pela honra, o judoca também deixou algumas críticas à importância que se dá ao futebol em Portugal, pedindo maior atenção e visibilidade para as modalidades.

Comentários