Fogaça de Palmela inspira as ementas de 10 restaurantes do concelho

A Fogaça e a devoção das gentes da vila abre os fins de semana gastronómicos do concelho 

Os "Fins de Semana Gastronómicos da Fogaça de Palmela", de 21 a 23 e, mais tarde, de 28 a 30 de Janeiro, abrem o calendário 2022 do programa de promoção gastronómica “Palmela - Experiências com Sabor!”. Participam 10 restaurantes em todas as freguesias do concelho. Os Fins de Semana Gastronómicos temáticos são já uma imagem de marca do “Palmela - Experiências com Sabor!”. Queijo de Ovelha, a Sopa Caramela, a Fruta e o Vinho de Palmela, o Coelho à Moda de Palmela, o Moscatel de Setúbal são "petiscos" para degustar nos principais restaurantes do concelho até ao final do ano em Palmela, Pinhal Novo, Quinta do Anjo, Marateca e Poceirão.
Fogaça é o bolo típico da vila de Palmela 

A Fogaça, um dos elementos da doçaria mais representativos do concelho de Palmela, vai ser utilizada de forma inovadora na confeção de entradas, pratos principais e sobremesas, disponíveis nas ementas dos dez estabelecimentos de restauração aderentes aos fins de semana gastronómicos.
Recorde-se que a Fogaça assume um destaque especial em janeiro, altura em que a população local tinha a tradição de preparar este biscoito, no dia 15, para oferecer a Santo Amaro, como forma de pagamento das suas promessas.
Um bolo que, de base, traz um dos alimentos mais intimamente ligado à cultura de mesa humana, o pão. No caso presente, a massa de pão, à qual se juntam elementos doces.

A Fogaça e a devoção das gentes de Palmela
A história da Fogaça, um biscoito aromático, cujas receitas centenárias passam de geração em geração nas famílias palmelenses, está intimamente ligada à vivência das gentes da vila e à devoção a Santo Amaro.
No início do ano, a população confecionava fogaças com formas diversas, desde os animais domésticos à fruta produzida nos pomares da região, passando por membros e órgãos do corpo humano, com o propósito de pedir saúde e proteção das colheitas e animais.
Estas fogaças eram, depois, cozidas nos fornos comunitários da vila e a 15 de Janeiro, Dia de Santo Amaro, eram levadas à Igreja de S. Pedro para a tradicional Bênção das Fogaças. Um ritual que acontece todos os anos.
Surpreendente em pratos principais ou realçada, na sua doçura, em sobremesas requintadas, a Fogaça de Palmela" mostra-se versátil e é presença incontornável nas mesas do concelho, em particular, nos momentos festivos, acompanhada de um cálice de Moscatel", realça a Câmara de Palmela.
Promovidos pela Câmara de Palmela e pela Rota de Vinhos da Península de Setúbal, os Fins de Semana Gastronómicos contarão, ao longo do ano, com sete propostas temáticas: Fogaça de Palmela (Janeiro), Queijo de Ovelha (Abril), Sopa Caramela (Maio), Fruta de Palmela (Julho), Vinho de Palmela (Setembro), Coelho à Moda de Palmela (Outubro) e Moscatel de Setúbal (Novembro e Dezembro).
Participam nos “Fins de Semana Gastronómicos da Fogaça de Palmela” os seguintes estabelecimentos:

Palmela 
Âncora & Serrano
Brejos do Assa | 265 501 236
Prato principal: bacalhau com Fogaça e castanhas
Sobremesa: Cheesecake com base de Fogaça

Casa Mãe da Rota de Vinhos da Península de Setúbal
Vila de Palmela | 212 334 398
Sobremesa: gelado de Fogaça de Palmela

Culto Café
Vila de Palmela | 926 578 578
Entrada: Bruschetta de Queijo de Azeitão, rúcula e Fogaça
Prato principal: bacalhau em cama de batata com crosta de Fogaça
Sobremesa: Crumble de Fogaça

Dona Isilda
Brás | 212 333 255
Sobremesa: Cheesecake em base de Fogaça de Palmela

O Correio Môr
Vila de Palmela | 210 822 755
Prato principal: bacalhau com Fogaça
(Encerra ao domingo)

Taverna da Ladeira
Vila de Palmela | 212 332 612
Sobremesa: Serradura de Fogaça

Quinta do Anjo 
Casa da Pimenta
Vila Amélia - Cabanas | 212 100 391
Sobremesa: bolo de Fogaça de Palmela

Pinhal Novo 
O Telheiro
Pinhal Novo | 212 362 244
Sobremesa: tarte merengada com Fogaça de Palmela

Marateca
Mar Até Cá - Restaurante e Casa de Chá
Cajados | 962 465 120
Sobremesa: Cheesecake de frutos vermelhos com base de Fogaça de Palmela

Poceirão 
A Moagem
Poceirão | 265 990 317
Prato principal: bife de peru panado com Fogaça
Sobremesa: Serradura de Fogaça
(Só serve almoços e encerra ao domingo)

Comentários