Barreiro lança rede de balcões de apoio social nas juntas de freguesia

Projeto promove a inclusão de pessoas na comunidade local

As gentes do concelho do Barreiro já contam com uma rede de balcões informativos e de encaminhamento social, em particular, destinados às pessoas mais idosas e que se encontrem em situação de desvantagem social. O novo serviço, descentralizado pelas diversas freguesias, assegura "a prestação de um atendimento técnico personalizado e de proximidade com os residentes de cada localidade", conta o município do Barreiro. De acordo com o município, o processo visa “a melhoria da qualidade do serviço prestado aos munícipes, que, desta forma, contam com um conjunto integrado de meios para acesso à informação e resolução de questões”, promovendo em simultâneo “a inclusão na sociedade”. 
Idosos com mais recursos de proteção nas freguesias do Barreiro

Segundo a Câmara do Barreiro, nestes locais, são prestadas informações relativas a serviços, apoios e recursos sociais existentes, podendo cada um ser encaminhado para as diversas estruturas da comunidade, sejam Creches, Centros de Atividades de Tempo Livre, Centros de Atividades Ocupacionais ou Centros de Dia. Aqueles que procurem estes balcões podem ainda ser direcionados para Estruturas Residenciais para Idosos, Centros de Convívio e, entre outros, para o Serviço de Apoio Domiciliário.
A população pode também obter informações sobre "serviços, programas e recursos de apoio social, conhecer as várias atividades de natureza social e cultural, recreativas e promotoras de estilos de vida saudáveis, contando com o apoio necessário no preenchimento de formulários ou na obtenção de esclarecimentos de direitos e deveres", diz a autarquia local. 
Desenvolvidos através de uma parceria do município com as Uniões e Juntas de Freguesia do concelho, em conjunto com um grupo de associações e Instituições Particulares de Solidariedade Social desta área do território, os referidos balcões "funcionam com atendimento presencial, em diversos pontos e horários, mediante marcação prévia pelo munícipe e por ordem de chegada. Para proceder à marcação, os interessados deverão inscrever-se, presencialmente ou através de contacto telefónico, nas Juntas da sua área de residência", explica a autarquia. 
A criação desta rede de balcões insere-se no âmbito de uma das ações do Plano de Desenvolvimento Social do Concelho do Barreiro e do Projeto “Idade+Barreiro”, aprovado no âmbito de uma candidatura a fundos europeus, estando prevista a "criação e sua dinamização, através de protocolos a celebrar no âmbito da Rede Social". 
De acordo com o município, o processo visa “a melhoria da qualidade do serviço prestado aos munícipes, que, desta forma, contam com um conjunto integrado de meios para acesso à informação e resolução de questões”, promovendo em simultâneo “a inclusão na sociedade”. 
Além da autarquia e das Juntas de Freguesia, os Balcões contam com a colaboração de entidades como o Centro Social e Paroquial Padre Abílio Mendes, Associação Vem Vencer, RUMO – Cooperativa de Solidariedade Social e Santa Casa da Misericórdia do Barreiro.
Envolvidas estão também instituições como a NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, através do projecto COMsigo – CLDS4G, bem como o Centro Social e Paroquial de Santo André, o Centro de Reformados e Idosos da Baixa da Banheira e o Centro de Reformados e Idosos do Vale da Amoreira, ambos situados no concelho vizinho da Moita, e o Centro Comunitário de Coina.


Comentários