Promoção do bem-estar de animais de companhia na escola da Moita

“Lição do Senhor Cão” ensina na prevenção do abandono e sensibilização sobre dejetos caninos 

A ação para a promoção do bem-estar de animais de companhia, prevenção do abandono e sensibilização sobre dejetos caninos decorreu na Escola Básica nº 2 da Moita e contou com a presença da vereadora Anabela Rosa. “Lição do Senhor Cão” é uma atividade dirigida às escolas do 1º ciclo e consiste numa visita à sala de aula de um técnico ou animador (tutor do animal) acompanhado por "um cão de caracter dócil, tendo em vista a abordagem e sensibilização para um conjunto de aspetos", explicou a Câmara da Moita em comunicado. 
Ensinar as crianças para o bem-estar animal e seus deveres

O bem-estar do animal de companhia (alimentação, espaço, vacinação e cuidados veterinários, atenção e carinho dos donos, etc), o abandono dos animais pelas pessoas e os dejetos caninos e a limpeza das ruas são os temas abordados nestas sessões.
O animador apresenta também a “Declaração de Amizade” com o compromisso: Eu, o Cão, chamado o “melhor Amigo do Homem” prometo ser sempre muito amigo e fiel aos meus donos.
"Nós, as crianças desta turma prometemos ser sempre amigas dos animais, e se viermos a ter animais de companhia em nossa casa, prometemos cuidar sempre muito bem deles, não os maltratar e nunca os abandonar", ficou registado na escola e na memória de cada criança. 
A seguir à leitura deste Compromisso, o cão é o primeiro a “assinar”, ou seja, a carimbar com a pata, e a Declaração passa pelas mesas, juntamente com uma caixa de tinta de carimbo adequada a uso infantil, para que os alunos carimbem a sua impressão digital. 
"Para que nunca mais se abandone os nossos animais". Uma lição aprendida pelas meninas e pelos meninos da Escola Básica nº 2 da Moita, antes da pausa escolar para o Natal e o Ano Novo. 

Agência de Notícias com Câmara da Moita 

Comentários