Palmela aprova orçamento municipal de 60,2 milhões para 2022

Novo ciclo com forte investimento, apoio às famílias e redução da carga fiscal

O Orçamento do município de Palmela para 2022 aumenta 9,8 por cento face ao inicial deste ano, fixando-se em 60,2 milhões de euros, dos quais 45,2 milhões, correspondem às Grandes Opções do Plano (36,2 milhões com financiamento assegurado). A proposta de Orçamento foi aprovada pelo executivo municipal, com os votos a favor da CDU, as abstenções do PS e do Movimento de Cidadãos pelo Concelho de Palmela e o voto contra do PSD já foi submetida a deliberação da Assembleia Municipal. A proposta, que o executivo camarário diz corresponder a um “novo ciclo autárquico”, com “forte investimento, apoio às famílias e redução da carga fiscal”, foi aprovada na Assembleia com votos favoráveis da CDU, abstenção do PS, Movimento de Cidadãos pelo Concelho de Palmela. PSD e Chega votaram contra. 
Novo ciclo começa com orçamento superior a 60 milhões

De acordo com o documento, habitação e urbanismo, educação, resíduos sólidos e saneamento são as áreas de intervenção com maior volume de investimento em 2022.
Segundo a Câmara de Palmela, o valor afeto às Grandes Opções do Plano, com financiamento já garantido, é de 36,2 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 15,9 por cento, ou seja, mais cinco milhões de euros, face ao orçamento de 2021.
O valor previsto para as Grandes Opções do Plano para 2022 poderá, no entanto, vir a atingir um montante global na ordem dos 45 milhões de euros.
No orçamento da Câmara de Palmela para 2022 estão previstas, entre outras obras, o arranque das empreitadas do Pavilhão Desportivo da Escola Secundária de Palmela, do posto para a GNR no Poceirão e da Unidade de Saúde Familiar da Quinta do Anjo.
A conclusão da segunda fase da Estrada dos 4 Castelos, ampliação da rede de esgotos domésticos, com a execução da rede de drenagem de águas residuais domésticas em vários arruamentos das zonas rurais do concelho. 
No que respeita ao abastecimento de água, continua a remodelação de nós na zona sul de Pinhal Novo, a substituição da rede de distribuição em arruamentos de Cabanas e a ligação dos novos furos ao reservatório da Fonte da Vaca. A substituição da rede de distribuição em diversos arruamentos de Cabanas é outra das obras que deverão avançar em 2022.
Estão igualmente previstos diversos apoios às três associações de bombeiros do concelho de Palmela, através da comparticipação financeira às Equipas de Intervenção Permanente, financiamento dos Grupos de Bombeiros Permanentes e acompanhamento na aquisição de viaturas e equipamento.
Entre os desafios de ação e planeamento que se colocam à Proteção Civil, encontram-se o combate à covid-19, a defesa da floresta contra incêndios, o combate à vespa asiática e o importante trabalho de sensibilização e formação da comunidade, no âmbito da Academia da Proteção Civil.

Habitação ganha forma em Palmela e Pinhal Novo 
Autarquia quer adquirir habitações no lado sul de Pinhal Novo
Este documento de gestão marca "o início de um novo ciclo autárquico, que apresenta linhas de continuidade, por exemplo, na conclusão do significativo pacote de investimentos candidatados ao Portugal 2020, na qualificação interna da organização, no esforço de ampliação e requalificação das redes de infraestruturas e na implementação de políticas sociais ativas e de processos de participação e educação cidadã", explica a Câmara de Palmela em comunicado. 
A implementação da Estratégia Local de Habitação domina os objetivos deste setor ao longo do quadriénio, prevendo-se, para 2022, a aquisição de 40 fogos nas Áreas de Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Palmela e de Pinhal Novo e o início da sua reabilitação, a aquisição de terrenos para a construção de 21 fogos e a contratação de serviços para elaboração de projetos relativos a 41, bem como a locação de 17 fogos para subarrendamento em regime de renda apoiada.
Na Educação, dá-se continuidade ao conjunto de medidas de apoio educativo e social e prevê-se a construção de novas escolas básicas em Palmela e na zona nascente de Pinhal Novo e a segunda fase de ampliação da EB Cabanas, a par de importantes obras de requalificação nas EB Salgueiro Maia, João Eduardo Xavier e Algeruz-Lau, bem como nos logradouros das EB Joaquim José de Carvalho, Alberto Valente e Lagoa da Palha. 
O município aposta, também, na beneficiação dos espaços verdes, na promoção das espécies autóctones e no reforço das políticas de bem-estar animal, com um novo parque de recreio para animais no concelho, um gatil qualificado no Centro de Recolha Oficial de Animais e a ampliação da rede de abrigos para felídeos, entre outras medidas.

70.º aniversário do Cine-teatro S. João em destaque na cultura 
São João comemora 70 anos e vai ter programação especial
Na Cultura, o Castelo continua a merecer uma intervenção atenta, sublinhando-se novas intervenções na Igreja de Santiago e na Casa Capelo, o projeto de requalificação dos espaços museológicos e do Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago ou a transferência dos serviços técnicos do Património e Arqueologia e do acervo de arqueologia para o Centro de Investigação do Património Cultural (empreitada de requalificação do antigo edifício da GNR de Palmela, em curso). 
A conclusão do Centro Comunitário de Águas de Moura e do Monte do Francisquinho, em Pinhal Novo, e a instalação de um novo polo da Biblioteca Municipal em Poceirão consolidam a rede de equipamentos socioculturais, com múltiplas respostas à comunidade e ao movimento associativo. 
No ano em que se assinala o 70.º aniversário do Cine-teatro S. João, reforça-se a programação desta sala, recentemente certificada pela Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, a participação na ArteEmRede, a implementação do plano de ação “Palmela é Música” e o acolhimento e apoio à enorme capacidade de fazer acontecer do movimento associativo, artistas, festas populares e outros agentes locais.
A entrada em funcionamento do Pavilhão Desportivo e centro de respostas à comunidade de Poceirão, a construção de campos de Padel em Pinhal Novo e a requalificação dos Espaços de Jogo e Recreio e Polidesportivos do Concelho são prioridades na área do desporto, recreio e lazer, ao mesmo tempo que se estreitam parcerias e se comparticipam novas infraestruturas de clubes e associações, para promoção da prática desportiva e melhoria e ampliação da rede de equipamentos disponíveis à população.
Nas Funções Económicas, a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável e do Plano de Promoção da Acessibilidade em Pinhal Novo, o alargamento da rede ciclável e duas dezenas de (re)pavimentações merecem relevo, no ano de implementação da nova concessão de transporte público rodoviário e do novo contrato de gestão de eficiência energética para a rede de iluminação pública.
Na área do turismo, a diferenciação do território continua a assentar nos valores endógenos, na retoma de iniciativas-âncora do calendário anual e no reforço das sinergias com diversos agentes locais, nacionais e internacionais, num momento em que se inicia a construção do Plano Estratégico de Turismo. 
"A sinalização do Caminho de Santiago e a criação de oferta turística específica, a par da promoção do Roteiro para o Turismo Religioso, vem concretizar uma vocação antiga deste território e ampliar a sua visibilidade e atratividade", conta o documento. 

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

Comentários