Morreu o homem suspeito de disparar sobre elementos da GNR no Pinhal Novo

Busca seguida de tiros contra a GNR acaba com suspeito morto na Fonte da Vaca 

Perseguições policiais, ameaças, fugas e tiros, foi o cenário que assustaram as populações do Pinhal Novo, Fonte da Vaca e Carregueira, desde o final desta manhã. Culpa de um homem de 62 anos que estava em fuga desde o meio-dia, no Pinhal Novo, por ter disparado para o ar quando foi abordado pela GNR em sua casa. Acabou por ser morto a tiro, depois de ter apontado a arma aos militares. Em comunicado, a GNR explica que, "após a advertência clara e inequívoca para largar a arma", o suspeito não acatou a ordem, mantendo-se assim como uma "ameaça iminente para a vida dos militares". Acabou atingido mortalmente no local, no Aceiro do Matias, junto ao antigo colégio privado da Fonte da Vaca, apesar dos esforços do INEM e dos Bombeiros do Pinhal Novo.
Várias equipas da GNR estiveram na perseguição do suspeito 

O Comando Territorial de Setúbal, através do Núcleo de Investigação Criminal de Palmela, deu cumprimento nesta terça-feira, 7 de Dezembro, a um mandado de busca, para apreensão de armas de fogo, numa residência, na localidade do Pinhal Novo. 
“No decorrer desta ação, o suspeito, um homem de 62 anos, que residia sozinho na habitação, ao detetar a presença da Guarda, efetuou disparos, com recurso a uma caçadeira, contra os militares da Guarda, sem feridos ou danos a registar, colocando-se de imediato em fuga na posse da arma, para uma zona na Fonte da Vaca”, lia-se num comunicado da GNR.
Face à gravidade da situação, “de imediato foram mobilizados todos os meios disponíveis do Destacamento Territorial de Palmela, tendo, numa primeira fase, sido estabelecido um perímetro de segurança na zona onde se presumia que o suspeito se encontrava escondido”. 
“Em virtude do mesmo se encontrar na posse de uma arma de fogo, foram mobilizados diversos meios do Comando Territorial de Setúbal, bem como da Unidade de Intervenção, nomeadamente o Grupo de Intervenção e Operações Especiais, o Grupo de Intervenção e Ordem Pública e o Grupo de Intervenção Cinotécnico, que realizaram uma operação de batida” em busca do suspeito.
Por volta das 14h30, o suspeito, “que se encontrava escondido no terreno”, foi localizado pelos militares da GNR, “tendo apontado a arma contra os mesmos, pelo que, após a advertência clara e inequívoca para largar a arma, não acatou a ordem, mantendo-se assim como uma ameaça iminente para a vida dos militares”. 
Foi necessário aos militares "recorrerem à utilização de arma de fogo, em legítima defesa", tendo atingido o suspeito de forma a neutralizar a ameaça”, explica a Guarda. 
O individuo foi “assistido de imediato por elementos da Equipa de Resposta à Crise do INEM”, que se encontravam a apoiar a ação da GNR, e pelos Bombeiros Voluntários do Pinhal Novo. Esgotados todos os meios de assistência ao suspeito, “o mesmo acabou por falecer no local”.
O caso teve início esta terça-feira de manhã, no Pinhal Novo, quando a GNR se deslocou à casa do suspeito para apreender uma arma de fogo, mas o homem acabou por fugir, após efetuar alguns disparos para o ar. Os militares levavam consigo um mandado de busca e apreensão da arma do suspeito, no âmbito de um processo de ameaça, mas este reagiu mal quando confrontado com o caso.
Nessa altura, foi montada uma operação para encontrar o fugitivo, na zona da Carregueira e Fonte da Vaca, zonas rurais do Pinhal Novo. 

Comentários