Montijo reconhecido pelas práticas amigas das famílias há 11 anos

Observatório distingue municípios por políticas amigas das famílias

Pelo 11.º ano, a Câmara do Montijo voltou a ser distinguida como Autarquia + Familiarmente Responsável informou a vice-presidente Maria Clara Silva, em reunião de camara. Este reconhecimento resulta de um inquérito realizado pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis a nível nacional. Este ano foram reconhecidas por este entidade 84 autarquias. Receber novamente esta distinção constitui “um incentivo” na prossecução das “políticas de apoio às pessoas e às famílias do concelho e para continuar a prestar um serviço público de qualidade em áreas tão diversas como a educação, a ação social ou a cultura”, sublinha a autarquia. Montijo e Palmela são as duas únicas autarquias do distrito de Setúbal a merecer esta nomeação.  
Cidade volta a ser distinguida por ser "amiga das famílias"

“Os resultados obtidos, registados por uma entidade externa que tem como missão a defesa dos legítimos interesses das famílias, permite-nos continuar a dizer - com regozijo e sentido da responsabilidade – que a Câmara Municipal do Montijo nos últimos mandatos, tem confirmado o mérito nas políticas públicas que desenvolve em prol dos cidadãos do nosso concelho”, afirmou a vereadora, responsável pelo pelouro de Desenvolvimento Social e Promoção da Saúde.
Na construção de uma política integrada para toda a família a autarca destacou “o trabalho desenvolvido nas áreas de apoio à maternidade e paternidade, no apoio às famílias com necessidades especiais, na educação e formação, na habitação e urbanismo, nos transportes, na saúde, na cultura, no lazer, no desporto e nas atividades de tempo livre”, realçou Maria Clara Silva. 

84 municípios familiarmente responsáveis no país 
Aposta na educação tem sido um dos pilares do governo local
A coordenadora do programa, Isabel Paula Santos, citada na nota do Observatório, destacou que, num ano marcado pela pandemia, "as autarquias tiveram uma importância extrema no apoio extraordinário às famílias e estiveram na linha da frente nas respostas de proximidade".
Os municípios adotaram sobretudo medidas de caráter social, como "entrega de refeições, cheques sociais e de farmácia, redução do valor das creches, dispensa ou redução substancial de pagamento de serviços municipais (incluindo água e taxas municipais), redução de valor cobrado pelas Cerci, aquisição e entrega (pelos municípios) de bens alimentares de primeira necessidade, reforço das equipas de ação social junto das famílias, apoio a idosos, bolsas de voluntariado para acompanhamento de casos de risco, entre outras", salientou.
Dos 132 municípios concorrentes, 112 já disponibilizam a Tarifa Familiar da Água às famílias com três ou mais filhos.
O principal objetivo do Observatório é o de que todos os municípios portugueses sejam reconhecidos como mais familiarmente responsáveis através da adoção de "políticas de família globais, integradas e transversais", capazes de "valorizar a família e capazes de garantir às famílias o pleno exercício das suas responsabilidades e competências, de forma a prevenir e apoiar situações de risco e vulnerabilidade", acrescentou a responsável.
O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e para "acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral".
Além do Montijo, também o concelho de Palmela foi distinguido a nível nacional.

Comentários