Hospital de Almada reabriu urgência pediátrica à meia-noite desta sexta-feira

Período de isolamento profilático de 14 dias terminou sem nenhum caso confirmado de infeção 

A urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, reabriu esta sexta-feira à meia-noite, após um encerramento durante nove dias devido a um caso da variante Ómicron. Em comunicado, o hospital de Almada adianta que a consulta externa de pediatria, que também esteve encerrada pelo mesmo motivo, vai retomar a sua atividade em pleno, na próxima segunda-feira às oito da manhã.  De acordo com a unidade, o período de isolamento profilático de 14 dias determinado pelas Autoridades de Saúde, após a exposição a caso positivo de covid-19, variante Ómicron, de 28 profissionais do Hospital Garcia de Orta do Serviço de Pediatria, terminou esta sexta-feira. 
Urgências pediátricas reabriram esta noite 

Até ao momento, não foram verificados casos positivos nos profissionais de saúde que tiveram contactos de alto ou de baixo risco, assegura o hospital de Almada 
Os serviços de urgência pediátrica e consulta externa de pediatria do Hospital Garcia de Orta, em Almada, encerraram às 22 horas do dia 30 de Novembro na sequência de um caso de covid-19 daquela variante num profissional de saúde em funções no hospital.
No Serviço de Pediatria do Hospital Garcia de Orta mantiveram-se em funcionamento o Internamento, Urgência Interna, Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos e Neonatais, Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva e a Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência.
A covid-19 provocou pelo menos 5.278.777 mortes em todo o mundo, entre mais de 267,22 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
Em Portugal, desde Março de 2020, morreram 18 mil 610 pessoas e foram contabilizados  um milhão 181.294 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.
Uma nova variante, a Ómicron, classificada como “preocupante” pela Organização Mundial da Saúde, foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de Novembro, foram notificadas infeções em 57 países de todos os continentes, incluindo Portugal.

Comentários