Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência esteve na Moita

"A inclusão quer dizer que, apesar de sermos diferentes, devemos aceitarmo-nos uns aos outros de maneira igual" 

A Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, marcou presença, no XXII Festival ExpressArte – Encontro de Expressões Artística, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita. Promovido pela APPACDM de Setúbal – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental e Instituições Congéneres, em parceria com vários municípios do distrito de Setúbal. A Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, falou sobre ‘inclusão’. “Percebemos que todos somos diferentes. A inclusão quer dizer que, apesar de sermos diferentes, devemos aceitarmo-nos uns aos outros de maneira igual”, disse a governante. O  Festival ExpressArte retomou este ano, após a pandemia, a vertente presencial. 
Valorizar e divulgar as potencialidades da população com deficiência

Esta iniciativa tem como objetivo "valorizar e divulgar as potencialidades da população com deficiência e agregar, anualmente, várias associações de apoio a pessoas com deficiência que utilizam as artes com fins terapêuticos, de diversão e inclusão social, fomentando também a ligação de outras entidades locais com trabalho na área da deficiência, grupos amadores e profissionais da região, para a troca de experiências e partilha de aprendizagens". 
O presidente da Câmara da Moita, Carlos Albino, deu as boas vindas ao público, composto por membros de entidades do distrito com intervenção na área das pessoas com deficiência e alunos 1º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo. Recordou que, desde 2008, que o Festival ExpressArte passa pelo nosso concelho e divulga o trabalho de vários artistas bem como as capacidades e potencialidades das pessoas com deficiência. O autarca agradeceu e valorizou o “extraordinário trabalho” da APPACDM com e para as pessoas com deficiência e as suas famílias. Enalteceu ainda a “resiliência e empenho” da Secretária de Estado na defesa das pessoas com deficiência.
O presidente da Direção da APPACDM de Setúbal, José Salazar, realçou a forma “carinhosa com que somos recebidos na Moita” e referiu que o ExpressArte foi criado para que todos os cidadãos pudessem participar como produtores de cultura e não apenas espetadores.
A Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, falou sobre ‘inclusão’. “Percebemos que todos somos diferentes. A inclusão quer dizer que, apesar de sermos diferentes, devemos aceitarmo-nos uns aos outros de maneira igual”. Neste “espaço de cultura e arte”, Ana Sofia Antunes realçou, antes das atuações, que “vamos ver expressões de arte representadas por pessoas como qualquer uma de nós que têm uma caraterística especial: sentem com muito mais intensidade e, por isso, têm muito mais para nos mostrar”.
De referir que o município da Moita apoia o Festival ExpressArte com a disponibilização de instalações para a dinamização dos espetáculos, transporte adaptado, apoio técnico, áudio visual, logístico, de divulgação e articulação com as escolas para o envolvimento e participação da comunidade escolar do 1º ciclo do ensino básico.
Antes das atuações, a receção às entidades presentes decorreu no Átrio da Biblioteca, onde foram apresentadas as valências deste espaço e as atividades de promoção do livro e da leitura.
CERCIMB com projeção de um vídeo “CHAPLIMB – O Charlie na CERCIMB” e APPACDM com o grupo de animação Viv´Arte: “Quando o inesperado acontece” e com o grupo de animação Diverte-te e Dança: “BFF – Best Friends Forever” foram as atuações que decorreram na Biblioteca.

Agência de Notícias com Câmara da Moita 

Comentários