Parque do Bonfim mais amigo do ambiente em Setúbal

Beneficiação do espaço verde e de promoção da proteção a insetos polinizadores

O Parque do Bonfim, em Setúbal, foi alvo de uma operação de beneficiação do espaço verde e de promoção da proteção a insetos polinizadores, no âmbito da estratégia da Câmara Municipal de manutenção do património natural do concelho. Os trabalhos, realizados no mês de Outubro, contribuem para a "qualificação da imagem urbana do Parque do Bonfim, de maneira a fomentar o usufruto pela população como espaço de lazer, bem como para a salvaguarda dos insetos polinizadores que ali ocorrem", explica a Câmara sadina. 
Parque com zona de proteção para insetos polinizadores 

A criação de uma sementeira de prado florido numa área de cerca de 100 metros quadrados, junto da entrada localizada na Praça Vitória Futebol Clube, é "uma das principais intervenções com o objetivo de promover a polinização", conta a autarquia. 
Os arbustos que ali existiam foram retirados e foi semeada uma mistura de espécies de prado que proporcionam, no interior do Parque do Bonfim, uma zona de abrigo e alimento para insetos polinizadores.
"Naquele local foi, igualmente, colocada sinalética identificativa de que se trata de uma área de polinização para dar a conhecer aos utilizadores do emblemático parque setubalense a importância da intervenção realizada para a preservação do ambiente", sublinha fonte do munícipio. 
Outra intervenção, que permitiu requalificar a entrada da Rua da Escola Técnica, contemplou a substituição das antigas plantas que se encontravam envelhecidas e com porte desadequado e a renovação do sistema de rega. 
"Naquele sistema, foram anuladas algumas redes de rega das sebes localizadas na lateral da Avenida Alexandre Herculano, uma vez que a água proveniente dos aspersores existentes no relvado é suficiente para manter a vegetação no período estival", conta a Câmara de Setúbal. 
A retirada parcial da rega gota a gota desta lateral do parque permite "uma poupança de água diária de cerca de 320 litros e a melhoria do sistema de irrigação em termos de pressão, mais adequado para a vegetação", conclui o município. 

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários