Palmela assegura 1500 vacinas contra a gripe nas farmácias

Vacinas gratuitas nas farmácias do concelho contra a gripe para pessoas com 65 anos ou mais 

O município de Palmela vai colaborar com a Associação Nacional de Farmácias e com a Associação Portuguesa de Farmácias no Programa “Vacinação SNS Local”, assegurando o custo da inoculação de 1500 vacinas contra a gripe, a administrar nas farmácias do concelho aderentes, no valor total de três mil 750 euros.  Estas vacinas vão ser administradas gratuitamente a munícipes utentes do SNS - Serviço Nacional de Saúde com idade igual ou superior a 65 anos e com patologias crónicas ou com outras condições abrangidas pela vacinação gratuita. Lembre-se que o Centro de Vacinação Municipal Covid-19, agora a funcionar nas instalações da Associação de Reformados Pensionistas e Idosos, em Pinhal Novo, continua o processo de inoculação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19 e à campanha de vacinação gratuita contra a gripe sazonal.
Farmácias do concelho administram vacinas contra a gripe

A Câmara Municipal recebeu, das duas Associações, uma proposta de parceria, que integra a campanha anual de vacinação contra a gripe sazonal desenvolvida pelo Ministério da Saúde, através dos centros de saúde e unidades de saúde locais.
Numa perspetiva de convergência de sinergias e esforços para a vacinação da população mais vulnerável do concelho, a autarquia, enquanto “Município Embaixador da Vacinação” - decorrente da assinatura da carta de compromisso “Rede de Municípios Embaixadores da Vacinação”, em Abril de 2019 - "pretende honrar o compromisso assumido juntamente com a Direção-Geral da Saúde e o Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida e aderiu a esta parceria". 
O programa “Vacinação SNS Local” teve início nas farmácias no dia 15 de Novembro. As vacinas estão disponíveis em Pinhal Novo [Tavares de Matos, Centro Farmacêutico e farmácia Central], em Palmela [na farmácia Palmela, Nunes e D’Aires]. Farmácia Graça (Cabanas), farmácia de Quinta do Anjo, farmácia Serpa (Bairro dos Marinheiros), farmácia Brás (Algeruz), farmácia Cordeiro (Venda do Alcaide). Ainda na farmácia de Cajados e Poceirão e na farmácia Ideal, em Águas de Moura. 
Lembre-se que o Centro de Vacinação Municipal Covid-19, agora a funcionar nas instalações da Associação de Reformados Pensionistas e Idosos, em Pinhal Novo, continua o processo de inoculação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19 e à campanha de vacinação gratuita contra a gripe sazonal.
A 3ª dose da vacina contra a Covid-19 e a vacina contra a gripe são administradas a pessoas com +65 anos, com prioridade para os utentes com idade igual ou superior a 80 anos, contactados por telefone ou SMS para agendamento da toma.
Paralelamente a este processo, já teve início a vacinação da gripe, a utentes em estruturas residenciais para idosos, através das equipas de enfermeiros do Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, com o apoio logístico da Câmara de Palmela e do Serviço Municipal de Proteção Civil.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

Comentários