Museu Marítimo de Sesimbra premiado pela Associação Portuguesa de Museologia

Prémio reconhece a aposta das autarquias locais na recuperação do património, nos museus e na cultura

O Museu Marítimo de Sesimbra foi premiado pela Associação Portuguesa de Museologia 2021, na categoria Transporte de Património, numa cerimónia que decorreu no Museu da Marinha, em Lisboa. Trata-se de mais um reconhecimento do papel do Museu de Sesimbra na preservação e valorização do património, como salientou o presidente da Câmara de Sesimbra, Francisco Jesus, que esteve presente nesta sessão para receber a distinção. "Este prémio reconhece a aposta das autarquias locais na recuperação do património, nos museus e na aposta na cultura", sublinhou o autarca. Em 2020, o Museu Marítimo de Sesimbra foi também distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia, com o prémio Inovação e Criatividade.
Museu Marítimo premiado a nível nacional 


Os Prémios Associação Portuguesa de Museologia 2021 distinguem profissionais e instituições nacionais que trabalham na área da Museologia e Património, nomeadamente museus, autarquias, instituições do ensino superior, centros de investigação, fundações e associações afins, com projetos concretizados em 2020.
O Museu Marítimo de Sesimbra abriu ao público em 2016, na Fortaleza de Santiago. Reúne um vasto espólio que dá a conhecer a ligação de Sesimbra ao mar, das quais se destaca um cepo de âncora com cinco mil anos associado à navegação no período romano e um conjunto de anzois e pesos de rede situados entre 2500 e 200 a.C., as peças mais antigas deste espólio.
O seu património ligado ao mar e à pesca é "fruto de um trabalho de proximidade feito com a comunidade piscatória", complementado por soluções tecnológicas, entre as "quais uma viagem 3D que mostra a formação do território, um aquário virtual, onde se pode espreitar o fundo do mar de Sesimbra, e uma mesa interpretativa digital com registo de mareantes, embarcações e rotas feitas pelos homens do mar de Sesimbra", explica a Câmara de Sesimbra em nota enviada à ADN-Agência de Notícias. 

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra

Comentários