João Antunes e Susana Francisco brilham no regresso da meia maratona a Setúbal

"Pôr as pessoas a fazer desporto, e a encher as ruas e a cidade de prática desportiva em tempo de retoma da pandemia" 

João Antunes, do Prime Running Club, e Susana Francisco, do Sporting Clube de Braga, venceram, na manhã de 31 de Outubro, a Alegro Meia Maratona de Setúbal, festa do atletismo que regressou à estrada depois de um ano de interregno. O vencedor, que na edição anterior ficou em segundo lugar, completou os 21,1 quilómetros em 01h09m56s. Além do primeiro lugar na classificação geral, ganhou o troféu da meta volante dos dez quilómetros. Para o vereador do Desporto na Câmara de Setúbal, Pedro Pina, a Alegro Meia Maratona de Setúbal é uma prova que materializa o desígnio de “pôr as pessoas a fazer desporto, e a encher as ruas e a cidade de prática desportiva perante as condicionantes deste tempo de retoma da pandemia”.
Atleta do Sporting de Braga ganha prova em Setúbal 

O atleta da Prime Running Club destacou o aliciante de participar na Alegro Meia Maratona de Setúbal, este ano na trigésima primeira edição, promovida pela Câmara de Setúbal, com o patrocínio principal do Alegro Setúbal e organização técnica da HMS Sports.
“É uma prova sempre desafiante, sobretudo na zona da subida da Serra da Arrábida”, afirmou João Antunes, que se apresentou sem objetivos de tempo estabelecidos. “Não foi o meu melhor tempo. Aliás, nem estava a pensar em tempos. Vim com o desejo de ganhar.”
Na prova masculina, dominada desde muito cedo pelo ritmo imposto pelo vencedor, José Gaspar, com 01h11m36s, e Carlos Silva, com 01h12m12s, ambos a competir a título individual, ocuparam os dois restantes lugares do pódio.
Na vertente feminina, Susana Francisco completou o percurso em 01h17m16s e conquistou, igualmente, a meta volante dos dez quilómetros. “Foi a primeira vez que vim cá e estava a contar com um trajeto mais plano. A chegada à Serra da Arrábida assustou, mas acabou por correr bem”, disse a atleta do Sporting de Braga. 
Numa prova realizada maioritariamente em circuito urbano, Susana Francisco não deu hipótese às concorrentes mais diretas. Raquel Cabaço, do Raquel Cabaço Clube, ficou em segundo com 01h27m24s, a mais de dez minutos da primeira, enquanto Laura Grilo, do Clube de Praças da Armada, ficou em terceiro com 01h30m45s.

Corrida das Famílias e corridas das crianças também encheram cidade 
Festa do atletismo voltou à cidade
Paralelamente à competição principal, decorreu a Corrida das Famílias, de caráter popular, com um percurso mais acessível, na distância de 5,5 quilómetros, feitos a correr ou simplesmente a caminhar, em convívio e com boa disposição.
Para o vereador do Desporto na Câmara de Setúbal, Pedro Pina, a Alegro Meia Maratona de Setúbal é uma prova que materializa o desígnio de “pôr as pessoas a fazer desporto, e a encher as ruas e a cidade de prática desportiva perante as condicionantes deste tempo de retoma da pandemia”.
O autarca salientou que a prova setubalense é uma aposta ganha na área desportiva. “Tivemos quase nove centenas de participantes entre a prova principal e as corridas das Famílias e Miúdos Alegro, o que, naturalmente, é motivo de orgulho e um sinal positivo para a edição de 2022”. 
O fim de semana desportivo na cidade ficou ainda marcado pela realização, na tarde de 30 de Outubro, no centro comercial Alegro Setúbal, da Corrida Miúdos Alegro, para crianças nascidas entre 2008 e 2016, divididas em escalões etários e provas com distâncias que variaram entre os 200 e os mil metros.
A competição para os mais novos, na qual marcou presença o vereador Carlos Rabaçal, foi realizada num dos parques interiores da superfície comercial em virtude das condições meteorológicas adversas dos últimos dias.
Os resultados e os diplomas de participação na Alegro Meia Maratona de Setúbal estão disponíveis para consulta na página oficial do evento desportivo.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários