Escola de Palmela conquista distinção internacional

Básica Hermenegildo Capelo distinguida pelo trabalho na educação climática

A Escola Básica Hermenegildo Capelo, em Palmela, foi uma das 250 instituições de ensino nacionais a quem a Cartoon Network Climate Champions e Climate Action Project atribuiu a distinção, reconhecendo assim o intenso trabalho na educação climática. As escolas reconhecidas submeteram o seu trabalho durante o ano passado e cumpriram um conjunto de critérios, incluindo um compromisso para com a educação climática e soluções estudantis. “A Hermenegildo Capelo participa neste projeto pelo terceiro ano, com o envolvimento de diversas turmas, desenvolvendo trabalhos criativos, que apelam à sensibilização para esta importante temática, não só dos alunos envolvidos, mas de toda a comunidade escolar”, refere a Câmara de Palmela em comunicado.
Ensino sobre boas práticas climáticas prestigia escola 

O município acrescenta ainda que “um grupo de estudantes dinamizou manifestações pelas alterações climáticas, quer no pátio da escola, quer na capital de distrito e foi também promovida uma manifestação silenciosa, apenas com sapatos e cartazes”.
Em articulação com a área curricular de Cidadania e Desenvolvimento, um grupo de alunas do 9.º ano vai apresentar às turmas do 3.º ciclo os resultados das suas pesquisas e produtos finais, alertando para as causas, consequências e soluções das alterações climáticas e evidenciando o importante papel individual. Vão também apelar para que os estudantes instalem a aplicação Earth Project.
As 250 escolas de excelência selecionadas para o Projeto de Ação Climática foram anunciadas a 4 de Novembro, durante o Dia de Ação Climática, um evento anual que contou com a participação de 250 mil pessoas a nível mundial e prestigiados oradores (líderes mundiais, cientistas climáticos e ativistas).
Cartoon Network Climate Champions é uma iniciativa de sensibilização para as alterações climáticas que pretende inspirar as crianças a enfrentarem desafios diários que, coletivamente, podem fazer uma grande diferença para a saúde do planeta.
“O Climate Action Project é um projeto de educação global gratuito, que foi lançado pela Take Action Global, uma organização educacional sem fins lucrativos com sede nos Estados Unidos, envolvendo  dois milhões e 700 mil professores e estudantes em 146 países. Visa ajudar os estudantes a aprenderem sobre a crise climática de formas autênticas e a divulgarem soluções online”, conclui a câmara de Palmela.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

Comentários