Concurso de Sopas encerra ‘Outubro Rosa’ em Setúbal

Sopa para sensibilizar para "a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro"

Um concurso de sopas, realizado no dia 30 de Outubro, na Casa da Baía, em Setúbal, sensibilizou para a importância da alimentação saudável no âmbito da prevenção do cancro da mama. A iniciativa gastronómica, da campanha nacional Outubro Rosa, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, contou com oito sopas a concurso, confecionadas e doadas por cidadãos setubalenses. Por um donativo de cinco euros, a população degustou as diferentes sopas e provou um dos sumos naturais oferecidos pelo restaurante Bloomy Market e, principalmente, preparados pela equipa de voluntários desta iniciativa promovida na cidade pelo Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com o envolvimento da Câmara Municipal.
 Concurso de Sopa promoveu "Outubro Rosa"

Sopa da Pedra, Creme de Feijão Branco e Agrião, Creme de Coentros, Creme de Couve Flor e Espinafres, Sopa de Pastinaga, Sopa do Luís (Caramela), Sopa de Frango e Alho Francês e Sopa Rústica foram degustadas pelos participantes e pelo júri, composto por representantes da autarquia, do Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro, da APPACDM de Setúbal e da União das Freguesias de Setúbal, que no final escolheu os três melhores pratos do concurso.
O primeiro lugar coube a Maria João Braga, com Creme de Couve Flor e Espinafres. Seguiram-se Nana Martynova, com Sopa Rústica, e Mário Canteiro, Creme de Coentros.
Os três premiados receberam taças e livros de receitas e todos os participantes receberam direito a medalhas de participação e diplomas.
No evento solidário, foi ainda possível adquirir sacos de pano “talegos” e cestos criados por utentes da APPACDM, com fruta da época e legumes, doados pelo hipermercado Auchan e pelo Estabelecimento Prisional de Setúbal.
As receitas angariadas com a venda dos “talegos” e dos cestos e com a degustação das sopas reverteram para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Cidade assinalou mês da prevenção do cancro da mama
Autarquia sadina assinalou mês da prevenção contra o cancro da mama
A iniciativa contou ainda com uma exposição de quatro telas alusivas à prevenção do cancro da mama e à alimentação saudável, pintadas por dezena e meia de voluntários do Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
"Para assinalar o mês da prevenção do cancro da mama, além desta iniciativa, a Rotunda dos Peixes, formada pelas interseções das avenidas 22 de Dezembro, Mariano de Carvalho e Rua Jorge de Sousa, nas imediações da estação dos correios, esteve com iluminação decorativa a rosa", explicou a autarquia sadina em comunicado. 
O movimento Outubro Rosa sensibiliza para "a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, em paralelo com as efemérides do 15 de outubro, Dia da Saúde da Mama, e o 30 de Outubro, Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama". 
Todos os anos, o município, através do Gabinete de Saúde, promove, em colaboração com o Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro e com as autoridades locais de saúde, diversas ações com informação relevante sobre a doença.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

Comentários