Bispo evangélico no Seixal suspeito de auxílio à imigração ilegal

Na operação, adianta do SEF, foi ainda apreendida documentação, telemóveis e dinheiro

Um bispo de uma Igreja Evangélica, no Seixal, foi constituído arguido por suspeita da prática reiterada de crimes de auxílio à imigração ilegal, na sequência de uma investigação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.  Em comunicado, o SEF explica que deu, esta quarta-feira, cumprimento a sete mandados de busca em domicílio e outras instalações e dois mandados de busca em viaturas, no âmbito de uma investigação, sob coordenação do DIAP do Seixal, associada à atividade de uma igreja evangélica radicada no concelho. O bispo é suspeito de ter ajudado centenas de pessoas a entrar no país em troca de elevadas quantias monetárias. 
SEF investigou suspeitas de imigração ilegal em igreja evangélica 

O bispo, de 66 anos, foi constituído arguido por suspeita da prática reiterada de crimes de auxílio à imigração ilegal.
Com a ajuda da sua companheira, o bispo trouxe para Portugal, desde 2018, dezenas de alegados ministros do culto, beneficiando das facilidades legais para esse efeito. Já em território nacional, os alegados ministros da igreja obtiveram, com a sua ajuda e a troco de elevadas quantias monetárias, a regularização junto do SEF e passaram a dedicar-se a outras atividades que nada têm a ver com a vida evangélica.
Além de cobrar pelos processos de legalização, o arguido instalou os cidadãos estrangeiros em supostas bases missionárias da igreja e com inadequadas condições de habitabilidade, a troco de cerca de 300 euros mensais por quarto.
Na operação, adianta do SEF, foi ainda apreendida documentação, telemóveis e dinheiro.

Comentários