ATA e Teatro sem Dono "espalham" cultura no Pinhal Novo e Poceirão

Sexta e sábado há Conversas Outrora Não Admitidas no Pinhal Novo e ilhas com piratas no Poceirão 

Há teatro esta sexta-feira e sábado, no Auditório Municipal de Pinhal Novo e no Centro Cultural do Poceirão. Ao Pinhal Novo, voltam hoje as "Conversas Outrora Não Admitidas". Trata-se de uma reflexão sobre a relação da mulher com a sua própria sexualidade, feita com muito humor e sem preconceitos. É uma abordagem divertida e hilariante, séria e íntima ao indecifrável universo feminino. A transexualidade, a violência doméstica ou a mutilação genital são alguns dos temas abordados. Com interpretações poderosas e marcantes. A mesma peça repete no sábado à mesma hora. No Poceirão, este sábado, pode ver a nova peça do Teatro Sem Dono, "Em Busca do Tesouro", no Centro Cultural, às 21h30. A peça, para maiores de três anos, é baseada na história "A Ilha do Tesouro", de Robert Louis Stevenson e o bilhete tem o valor de três euros. 
Peça vai voltar ao Auditório para duas noites de conversas 


É o regresso das Conversas Outrora Não Admitidas, que o Artimanha chama de C.O.N.A. Assim mesmo, sem reservas ou tabus moralistas. A peça, de entrada para maiores de 16 anos, reflete com humor e sem preconceitos a relação da mulher com a sua própria sexualidade, propondo uma abordagem hilariante, mas também séria e íntima ao indecifrável universo feminino.
A palavra “vagina”. Nenhuma das personagens baixa a voz quando a pronuncia; nenhuma tem receio da crítica quando a diz. A palavra é, aliás, dita de forma natural e divertida no correr da peça “Conversas Outrora Não Admitidas”. 
Lembrando-nos que "há demasiadas meninas que ainda são submetidas a mutilação genital" e que o vocábulo é ainda censurado em muitos meios, verificando-se vergonha ao pronunciá-la, o grupo de teatro ATA – Acção Teatral Artimanha quebra a barreira do pequeno pudor numa abordagem despreconceituosa que, no entanto, lança alertas vários à plateia, desvelando à consciência temas sociais sérios e íntimos do universo feminino. Outros temas, como a transexualidade ou a violência doméstica, são também abordados neste espetáculo, que, com encenação e dramaturgia de Hugo Sovelas. Com interpretação de Ana Filipa Dias, Ana Guerreiro, Bruno Gomes, Cristina Galambas, Elisabete Silva, Ilda Silva, Inês Cavaco, Teresa Costa e Sara Masqueiro. A produção executiva da peça foi de Rui Guerreiro. 

Teatro Sem Dono à procura do "tesouro perdido" no Poceirão 
Piratas, sereias e muita cantoria "assalta" Poceirão este sábado
Depois da estreia em Pinhal Novo, em Outubro, a nova peça do Teatro Sem Dono, “Em Busca do Tesouro”, passa agora pelo Centro Cultural de Poceirão, com uma sessão no dia 20 de novembro, às 21h30.
A peça, para maiores de três anos, é baseada na história “A Ilha do Tesouro”, de Robert Louis Stevenson. O espetáculo é organizado pelo Teatro Sem Dono e Câmara de Palmela e o bilhete tem o valor de três euros. Informações e reservas: 935 321 218.
E o que retrata a peça? O grupo de Pinhal Novo explica: "Que o vento sopre a nosso favor. Somos piratas! Uma ilha perdida, um tesouro escondido e um mapa da ilha do tesouro! Era uma vez um tesouro e um mapa. Era uma vez o Capitão Barba Negra e a Capitã Loba do Mar. Era uma vez duas tripulações de piratas que queriam descobrir o tesouro". 
Nesta aventura, não faltarão batalhas, cantorias, sereias traiçoeiras e piratas desastrados. Todos querem descobrir o tesouro mas, para isso, terão que encontrar o mapa da ilha perdida, porque foi lá que o Capitão Kidd, pai da Capitã Loba do Mar, o escondeu.
"A estes piratas não falta coragem, determinação e uma garrafa de rum, mas será que conseguem descobrir onde está o tesouro? E quem o apanhará primeiro? Preparem-se para esta aventura, porque o Barba Negra e a Loba do Mar estão a chegar!". E, dizemos nós, é mais um grande trabalho cultural de um grupo do concelho. E será uma noite bem passada. 

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

Comentários