Sesimbra recupera edifício da Rua Dr. Aníbal Esmeriz

Candidatura aprovada a implementação do Centro de Conhecimento e Cultura Marítima

A candidatura apresentada pela Câmara de Sesimbra, para a implementação do Centro de Conhecimento e Cultura Marítima, que irá nascer no edifício da Rua Dr. Aníbal Esmeriz, no centro da vila de Sesimbra, foi uma das vencedoras do Programa Cultura, do Mecanismo Financeiro plurianual conhecido por EEAGrants, um mecanismo financeiro plurianual financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega. A aprovação desta candidatura garante um financiamento de 750 mil euros para este projeto, orçado em perto de um milhão e 300 mil euros. A assinatura do contrato de financiamento realizou-se no final de Julho, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, entre a Direção-geral do Património Cultural, entidade que coordena o Programa Cultura, e o presidente da Câmara de Sesimbra, Francisco Jesus. Neste momento a autarquia está a finalizar o procedimento de lançamento do concurso público para a execução da obra, que deverá estar concluída no primeiro semestre de 2024.
Edifício estará requalificado até 2024

O Centro de Conhecimento e Cultura Marítima de Sesimbra será uma extensão do Museu Marítimo e permitirá preservar um dos edifícios centenários mais relevantes do concelho, incluindo a emblemática Mercearia Ideal, com o mobiliário original. 
"O equipamento terá por missão dinamizar a economia local, promover a pesca sustentável e a profissão de pescador, salvaguardar ofícios tradicionais como a construção naval em madeira, e incentivar a produção de conhecimento sobre o mar, através de parcerias com investigadores noruegueses e associações locais", diz a Câmara de Sesimbra em comunicado. 
Criar espaços com condições para acolher as coleções de arqueologia e etnografia afetas ao Museu, um laboratório de investigação e restauro, uma reserva visitável, uma sala multiusos para exposições e eventos, ou uma sala para atividades educativas são algumas das propostas.
Outro dos objetivos é "valorizar a economia local e produzir conhecimento sobre o mar, através das atividades que ali se realizem e da futura colaboração com entidades do concelho e universidades e museus, atraindo a Sesimbra, investigadores nacionais e estrangeiros", refere ainda a autarquia.
"A recuperação da Mercearia Ideal, com o mobiliário original que se encontra conservado, e a sua transformação em loja para venda de produtos locais é outra das intervenções propostas", sublinha o mesmo documento.
A valorização deste edifício, que pela sua importância se encontra em fase de classificação como Monumento de Interesse Municipal, tem "grande significado para a vila e para o concelho, na continuidade da preservação do nosso património cultural ligado ao mar", sublinha a Câmara de Sesimbra.
O programa financeiro EEAGrants decorre do Acordo do Espaço Económico Europeu, assinado em maio de 1992, no Porto, entre a União Europeia, e a Islândia, Liechtenstein e Noruega, através do qual a estes países apoiam financeiramente projetos dinamizados pelos Estados membros da União Europeia com maiores desvios da média europeia do PIB per capita.


Comentários