Lançado concurso público para ampliação do hospital de Setúbal

Obras de ampliação devem começar nos primeiros meses de 2022

O concurso público internacional para expansão do Centro Hospitalar de Setúbal, no valor de 13,5 milhões de euros acrescidos de IVA, foi publicado esta segunda-feira em Diário da República, anunciou a administração daquela unidade de saúde. De acordo com a administração do centro hospitalar, o concurso público internacional para a empreitada do novo edifício estabelece um prazo de 40 dias para a apresentação de propostas e um prazo de execução da empreitada de 540 dias. O hospital recebe doentes de Setúbal, Palmela, Sesimbra e cerca de 30 por cento de utentes de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines.
Este será o São Bernardo de futuro...

A construção do novo edifício permitirá instalar os seus serviços de urgência bem como dar continuidade à requalificação dos espaços dos seus diversos serviços de apoio assistencial”, refere uma nota de imprensa do Centro Hospitalar de Setúbal, que prevê a conclusão do concurso público até final deste ano.
“Nessa altura, [o concurso público] será remetido para fiscalização prévia pelo Tribunal de Contas, sendo que só após essa declaração de conformidade será possível dar início aos trabalhos no terreno”, acrescenta a administração.
A insuficiência das atuais instalações do Hospital de São Bernardo, principal unidade de saúde do Centro Hospitalar de Setúbal, é um dos principais motivos que, a par da falta de médicos e degradação dos serviços em diversas especialidades, levou à recente demissão do diretor clínico e de 87 diretores e coordenadores de serviço do hospital de São Bernardo. 
Seguiu-se uma tomada de posição de cerca de 200 médicos do Centro Hospitalar de Setúbal, que, na semana passada, se solidarizaram com a atitude do diretor clínico e diretores de serviço e com os motivos que os levaram a apresentar a demissão.
De acordo com o governo “o novo edifício terá uma área bruta de construção de 13.350 metros quadrados e 4.730 metros quadrados de exteriores”.
O novo hospital terá, “além de um piso de estacionamento, está prevista, para já, a construção de mais três pisos sem prejuízo de, no futuro, se poder equacionar a possibilidade, já viabilizada nas atuais estruturas, de ampliação em altura do imóvel”.
A ampliação do Hospital de São Bernardo, que juntamente com o Hospital Ortopédico do Outão integra o Centro Hospitalar de Setúbal, é uma reivindicação antiga da população de Setúbal, que estava prometida há mais de uma década, mas só no Orçamento do Estado de 2021 foram disponibilizadas as verbas necessárias para a realização das obras que começam, se tudo correr bem, nos primeiros meses do próximo ano. 
O hospital de São Bernardo que além da população de Setúbal, recebe doentes de Palmela e Sesimbra, além de muitos pacientes vindos do Litoral Alentejano. Ao todo recebe e cuida de uma população com mais de 300 mil pessoas. 



Comentários