Montijo e Cacilhas sem barcos durante o fim-de-semana e próxima semana

Perturbações nas ligações fluviais entre Lisboa e os municípios da margem sul do Tejo têm sido frequentes 

A Transtejo alertou para novas suspensões, durante o próximo fim-de-semana, de carreiras fluviais entre o Montijo e o Cais do Sodré, em Lisboa, por falta de recursos humanos operacionais. A empresa avisou, no seu site, que no sábado, dia 30 de Outubro, fica suspenso o serviço a partir das 20 horas, sendo neste horário o último barco, entre o Montijo e o Cais do Sodré. Com o objetivo de minimizar o impacto dessas perturbações de serviço, a Transtejo “oferece” como alternativa o usufruto da ligação fluvial do Barreiro. Assim, de acordo com a empresa, o título de transporte válido na ligação fluvial do Montijo será igualmente válido na ligação fluvial do Barreiro. A empresa assegura ainda o transporte rodoviário entre os terminais fluviais do Barreiro e do Montijo, estando previstos autocarros às 21h10 entre Montijo - Barreiro e pelas 20h30 e 22 horas entre Barreiro - Montijo. A Transtejo adianta também que vão ocorrer interrupções nas carreiras entre Cacilhas e o Cais do Sodré de 1 a 3 de Novembro, no período noturno.
Barcos continuam parados no Tejo atrasando a vida aos passageiros 

Para domingo, 31 de Outubro, está prevista a supressão da ligação fluvial Cais do Sodré - Montijo das 21h30.
Na sua página web, a Transtejo adianta também que vão ocorrer interrupções nas carreiras entre Cacilhas - Cais do Sodré de 1 a 3 de Novembro, no período noturno.
Na segunda-feira, dia 1 de Novembro, as últimas carreiras antes da interrupção do período noturno acontecem pelas 21h30 na ligação Cacilhas - Cais do Sodré e pelas 21h45 entre Cais do Sodré - Cacilhas.
As primeiras carreiras após a interrupção, na ligação Cacilhas - Cais do Sodré ocorrem às 00h05 de 2 de Novembro, enquanto a ligação contrária está prevista para as 00h20.
As restantes carreiras são realizadas de acordo com o horário em vigor, segundo informação da empresa.
Para terça e quarta-feira, as últimas carreiras antes da interrupção no serviço no período noturno, são às 20h38 entre Cacilhas - Cais do Sodré e pelas 20h50, entre Cais do Sodré - Cacilhas.
As primeiras carreiras após a interrupção são, de acordo com a empresa, na quarta e quinta-feira, na ligação Cacilhas - Cais do Sodré, pelas 00h05 enquanto Cais do Sodré - Cacilhas acontecerá às 00h20.
A suspensão destas carreiras deve-se à “falta de recursos humanos operacionais”, esclareceu a Transtejo. 
As perturbações dos serviços entre Lisboa e os municípios da margem sul do Tejo, no distrito de Setúbal, servidos por transporte fluvial têm sido frequentes em Setembro e Outubro, atingindo o Montijo, o Seixal e Cacilhas e Trafaria, em Almada. 
A empresa esclareceu que não conseguiu contratar cinco maquinistas para operacionalizar os barcos, tendo sido, entretanto, convocada uma greve a horas extraordinárias por parte dos trabalhadores.
O Governo, a Transtejo e os sindicatos que assinaram o acordo de empresa estão num processo negocial para ultrapassar esta greve às horas extraordinárias.
Em resposta à Lusa, a empresa destacou que, enquanto se mantiverem estes constrangimentos, e nas situações em que se encontre totalmente suspensa a ligação fluvial “sem alternativas ao nível da rede de transporte público”, garantirá “alternativa de mobilidade”, para a qual é válido o título de transporte da ligação fluvial suspensa.
Esta alternativa será assegurada através da “ligação fluvial mais próxima” e com o “transporte rodoviário entre terminais fluviais, em horários previamente definidos”.
A Transtejo assegura as ligações fluviais entre o Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, e Lisboa, enquanto a Soflusa é responsável por ligar o Barreiro à capital.

Comentários