Almada integra Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais

Projeto para criar ganhos formativos, de saúde e qualidade de vida dos cuidadores informais

A Câmara de Almada é uma das 24 autarquias selecionadas para integrar a primeira edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais com o projeto 'Tempo para Si'. Os serviços de descanso do cuidador são um tipo de resposta relativamente recente em Portugal que visam "proporcionar uma pausa temporária da responsabilidade de cuidar, para que o cuidador repouse e realize outras atividades ou obrigações de caráter pessoal", refere a autarquia almadense em comunicado. Sesimbra e Almada são os únicos municípios do distrito de Setúbal que integram a rede nacional de cuidadores informais. 
Cuidadores informais com mais apoio em Almada 

'Tempo para Si' é uma resposta de parceria entre o município de Almada, a APPACDM - Centro Quinta dos Inglesinhos, enquanto entidade gestora, e a Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal, enquanto entidade executora, concretizado pela Câmara de Almada através de um protocolo de colaboração, estabelecido em Julho de 2021.
O projeto permite, explica a Câmara de Almada, "o gozo de tempos de descanso ou lazer do cuidador informal, com recurso a uma bolsa de cuidadores formais, necessários, que se propõem a acompanhar as pessoas cuidadas no domicílio destas". 
Uma Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais , é uma iniciativa do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais que se destinam a distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas levadas a cabo ou formalmente por municípios e freguesias nesta área, em Portugal, através da elite de selos de mérito.
Podem candidatar-se ao projeto 'Tempo para Si', "os cuidadores informais que residam no concelho de Almada, que prestem cuidados a pessoa dependente, podendo ser um familiar, amigo ou pessoa próxima que assume a função de cuidador principal a tempo inteiro, desempenhando tarefas de apoio a outrem". 
O programa, sublinha ainda a Câmara de Almada, "pretende constituir-se com um documento estratégico", procurando contrariar as "escassas respostas ao cuidador informal, assumindo-se como um instrumento vital para delinear estratégias e implementar projetos, capazes de criar as melhores condições para obtenção de ganhos formativos, de saúde e qualidade de vida dos cuidadores informais". 
Para mais informações contacte o Centro Quinta dos Inglesinhos da APPACDM através do e-mail dir.qi@appacdm-lisboa.pt ou faça contato telefônico 212 945 530/965 009 971.

Agência de Notícias com Câmara de Almada 

Comentários