Visita orientada ao museu a Estacão neste sábado em Pinhal Novo

Henrique Alcaçarenho mostra histórias do "meu tempo" na Estação

A 25 de Setembro, às 10 horas, no Museu A Estação, em Pinhal Novo, participe na próxima visita orientada por ferroviários “No meu tempo…”, integrada no programa das Jornadas Europeias do Património. Henrique Alcaçarenho, 83 anos, Supervisor de Via, vai guiar os visitantes numa viagem através dos tempos. Organizadas pela Câmara de Palmela, estas visitas, que tiveram início em Julho, desafiam a conhecer histórias de outros tempos, partilhadas por ferroviários. Até ao final do ano, estão ainda agendadas para 16 de Outubro e 20 de Novembro. O Museu A Estação, no centro da vila, está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 10 às 12h30, e das 14 às 18 horas (encerra aos feriados).
Museu com visitas guiadas neste sábado de manhã 

O Museu – A Estação, localizado no edifício da antiga estação ferroviária de Pinhal Novo, abriu portas a 1 de Junho [no dia do concelho). O núcleo museológico ferroviário era "um anseio antigo da comunidade ferroviária, muito significativa no Pinhal Novo, que sempre desejou de ter um espaço que evoque a memória de todo o historial ferroviário e do seu contributo para o desenvolvimento local", sublinhou Álvaro Amaro, presidente da autarquia. 
O autarca, recordou, na sua intervenção, a ligação entre o caminho de ferro e a história do concelho, reconhecendo "a todos os que trabalharam e trabalham nesta terra nos caminhos de ferro". As coleções de dois ferroviários pinhalnovenses - Rafael Rodrigues e Manuel Ribeiro – estiveram na "origem da primeira exposição" do museu. 
Instalado na zona central do edifício, datado de 1935, o Museu – a Estação integra a zona expositiva da gare e a fachada com os painéis azulejares. A exposição, que apresenta peças doadas ao Museu Municipal de Palmela ou depositadas por "antigos ferroviários ou famílias, sublinha as memórias locais e a investigação historiográfica sobre as linhas férreas que aqui se cruzam", diz a autarquia.
A Estação constitui-se, também, como ponto de acesso a informação sobre a freguesia e as tradições caramelas, associadas à agricultura, evocando a colonização do território a partir do século XIX, na herdade de Rio Frio.
O presidente da Câmara de Palmela adiantou que, neste ano letivo, a "comunidade educativa vai dispor de material pedagógico relativo à Estação", que o município continuará a trabalhar para que o espaço "seja progressivamente o mais inclusivo possível". 
A autarquia conta com todos os pinhalnovenses, "para darem sugestões, identificarem outras temáticas, doarem ou depositarem outras peças, acrescentar o vosso conhecimento ao que aqui temos e partilhá-lo, não só no domínio da história dos caminhos de ferro mas também na desta terra que com eles partilha um caminho que é muito novo, pois é pouco mais velha do que o comboio".
A estação de Pinhal Novo foi construída nos finais dos anos 30 do século XX. A Estação possui 23 painéis de azulejos datados de 1938, representando diversas paisagens do distrito de Setúbal.
Os temas centrais são da autoria de João Rodrigues – com base em fotografias de Manuel Giraldes da Silva –, a produção de Faiança Battistini de Maria de Portugal – Fábrica de Cerâmica de Lisboa.
A Estação recebeu, em 1946, o 2º Prémio no Concurso das Estações Floridas e diversos 1ºs Prémios, no Concurso das Estações bem cuidadas, ao longo dos anos 70 do século passado.

Comentários