Comércio sai à rua no bairro do Troino em Setúbal

Troino ao léu acontece sempre no último sábado do mês para mostrar o melhor daquele bairro histórico

Um evento inovador promoveu, no último sábado, todas as atividades económicas existentes no Bairro do Troino, em Setúbal, e proporcionou um conjunto de animações culturais e lúdicas ao longo do dia. A primeira edição do Troino ao Léu, organizado numa parceira da Associação Bairro Cool com a Câmara Municipal e a União das Freguesias de Setúbal, levou a atividade comercial para o ar livre e preencheu as ruas do bairro emblemático setubalense com gastronomia, música e outras iniciativas culturais e lúdicas, como pinturas faciais para as crianças.
Troino mostra o melhor que o bairro tem 

Durante o dia, as montras deram lugar a expositores colocados no espaço público, junto das fachadas dos estabelecimentos, com mostra e venda de vestuário, peças de arte, artesanato e artigos relacionados com a indústria conserveira.
“Todas as atividades de negócio existentes no Troino estiveram na rua. Desde as artes plásticas a artesãos tradicionais, como os sapateiros e marceneiros, velharias e venda de serviços, todos tiveram a oportunidade de promover o negócio”, sublinha a presidente da Associação Bairro Cool, Vanessa Lima.
As atividades concentraram-se nos largos de S. Tiago e da Verónica e na Rua Fran Paxeco, locais onde foram servidos petiscos acompanhados de atuações musicais por artistas do bairro.
O Troino ao Léu, iniciativa que, além permitir uma maior dinâmica económica deste antigo bairro de pescadores, tem a particularidade de apoiar o comércio local e atrair mais gente a esta zona emblemática e tradicional da cidade, passa a realizar-se no último sábado de cada mês.
O evento integra o programa de atividades do Bairro Cool, projeto implementado em Maio com o "objetivo de, com diversas ações, envolver moradores, agentes económicos e instituições na valorização do espaço público do Troino", explica a Câmara de Setúbal. 

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários