Centro Integrado de Respostas de Saúde e Sociais a funcionar no Laranjeiro

Reforçar a resposta complementar aos serviços de saúde já existentes

Instalado no Edifício Luís de Camões, no Laranjeiro, no concelho de Almada, o Centro Integrado de Respostas de Saúde e Sociais do concelho de Almada terá a primeira consulta descentralizada de profilaxia pré-exposição do país, implementada pelo Hospital Garcia de Orta. Esta consulta, de prevenção da infeção tem um impacto muito importante na redução da incidência de VIH. No centro comunitário realizam-se testes rápidos do VIH, hepatite C, hepatite B e sífilis (serviço gratuito e anónimo, também disponível para a população em geral). Prestação de cuidados de saúde: consulta médica e de enfermagem, apoio na medicação, referenciação para as consultas especializadas do SNS, entre outros serviços essenciais. 
Novo serviço começa a funcionar nesta quarta-feira 

O Centro Integrado de Respostas de Saúde e Sociais do concelho de Almada pretende "reforçar a resposta complementar aos serviços de saúde já existentes, quer em meio comunitário, quer no contexto das estruturas públicas de saúde no concelho, promovendo a prevenção, rastreio, acesso e retenção em tratamento das pessoas que vivem com VIH, hepatites virais e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis", diz a autarquia em comunicado. 
Um projeto desenvolvido no âmbito da estratégia "Almada Município Sem SIDA", na sequência da adesão do município de Almada ao Movimento Fast Track Cities, em Outubro de 2018.
No Centro Integrado de Respostas de Saúde e Sociais as respostas serão centradas na pessoa, mediante avaliação das suas necessidades de saúde e sociais, bem como para aquisição de estratégias e competências com vista à autonomia e melhoria da sua qualidade de vida.
O protocolo de colaboração foi assinado, dia 14 de Setembro, por Inês de Medeiros, presidente da Câmara de Almada, Luís Pisco, presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde Lisboa e Vale do Tejo, Nuno Marques, diretor clínico do Hospital Garcia de Orta e Luís Mendão, presidente do Grupo de Ativistas em Tratamentos, com vista à implementação e dinamização do Centro Integrado de Respostas de Saúde e Sociais no concelho de Almada.
Além da consulta descentralizada de profilaxia pré-exposição , o Hospital de Almada implementará também no Centro Integrado de Respostas de Saúde e Sociais uma consulta descentralizada para o tratamento hepatites víricas, disponibilizando um infeciologista, oito horas por semana, assegurando a realização de exames auxiliares de diagnóstico e a cedência de medicação de uso exclusivo hospitalar prescritos no âmbito da consulta.

O que pode fazer no centro comunitário
Serviço melhora respostas nos cuidados de saúde 
No centro comunitário realizam-se testes rápidos do VIH, hepatite C, hepatite B e sífilis (serviço gratuito e anónimo, também disponível para a população em geral). Prestação de cuidados de saúde: consulta médica e de enfermagem, apoio na medicação, referenciação para as consultas especializadas do SNS. 
Apoio social para avaliação das necessidades da pessoa ao nível social (situação financeira, habitação, emprego, questões jurídico-legais, documentação, entre outras), referenciação e encaminhamento para estruturas relevantes - realizado por uma técnica de serviço social. Apoio por pares: acompanhamento das pessoas rastreadas com resultados reativos às consultas médicas da especialidade e serviços de apoio social e jurídico-legal, entre outros. 
Haverá distribuição de material de prevenção de IST: preservativos femininos, preservativos masculinos e lubrificante, distribuição de material para consumo fumado e injetado e distribuição de material informativo.
"Estas intervenções de proximidade de base comunitária facilitam o acesso ao diagnóstico precoce bem como a adequada referenciação para o Serviço Nacional de Saúde", diz a autarquia de Almada. 
"Os rastreios gratuitos, em contexto de proximidade, permitem também a deteção das infeções em estádios iniciais o que, não só evita complicações de saúde, como também diminui o custo associado ao tratamento, havendo assim um impacto individual e comunitário com o tratamento curativo ou supressivo interrompendo as cadeias de transmissão", sublinha ainda a Câmara de Almada. 

Agência de Notícias com Câmara de Almada 

Comentários