Barcos voltam a parar entre a Margem Sul e a capital até quinta-feira

Quarta greve neste ano nas ligações entre Barreiro, Cacilhas, Porto Brandão, Trafaria, Seixal e Montijo a Lisboa

A greve parcial dos trabalhadores da Transtejo/Soflusa, marcada entre terça e quinta-feira, vai manter-se dado que esta segunda-feira voltaram a falhar as negociações entre a administração da empresa e os sindicatos. Paulo Lopes, dirigente da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, avançou que os sindicatos "tentaram de tudo para evitar a greve parcial dos próximos três dias". "Tivemos hoje reunião com a administração da empresa e não encontrámos solução. A responsabilidade é toda da parte da empresa, tentámos encontrar solução, mas agora está na mão do Governo", explicou. Assim, durante as horas de maior fluxo de passageiros, não há barcos do Barreiro, Cacilhas, Porto Brandão, Trafaria, Seixal e do Montijo para a capital prejudicando, mais uma vez, milhares de pessoas que têm de atravessar o rio Tejo para trabalhar. 

Barcos voltam a parar duas horas por turno 


Segundo o sindicalista, o Governo "quer manter mais um ano de congelamento de salários, não aceitando o subsídio proposto mais a valorização salarial".
Desta forma, a travessia fluvial entre as duas margens, vai sofrer constrangimentos ao início da manhã e no final do dia entre terça e quinta-feira, avançando a empresa na sua página da Internet não ser possível garantir o serviço regular.
Trabalhadores das duas empresas (com uma administração comum), que fazem as ligações fluviais entre a denominada Margem Sul (do Tejo) e Lisboa, estiveram em 20 de Maio em greve de três e duas horas por turno, voltando a paralisar parcialmente em Junho e Julho.
Segundo a informação disponibilizada pela empresa, e por se tratar de uma greve parcial por turnos, estão previstas as ligações do Barreiro para o Terreiro do Paço entre as 11h25 (primeiro barco) e as 17h35 (último barco) e, no período noturno, a partir das 22 horas.
No sentido contrário, prevê-se a ligação entre o Terreiro do Paço e o Barreiro entre as 11h55  e as 18 horas e depois a partir das 22h30.
Entre Cacilhas e o Cais do Sodré a transportadora prevê ligações no período entre as 9h20 e as 16h45 e depois a partir das 20h14, enquanto no sentido inverso estão previstos barcos entre as 9h32 e as 16h45  e a partir das 20h10. 
Já entre o Montijo e o Cais do Sodré estão previstas as carreiras entre 9h30 e as 16h30 horas e, mais tarde, no período das 20h30 às 22h30, enquanto no sentido contrário, Cais do Sodré - Montijo, estão previstas carreiras entre as 10 horas e as 16h30 e à noite entre as 20h10 horas e as 23h15.
Nas ligações entre o Seixal e o Cais do Sodré, os horários disponíveis são igualmente em dois períodos: entre as 9h15 e as 16h45 e depois entre as 20h30 e as 22h30, e no sentido inverso entre as 9h40 e 16 horas e entre as 20h15 e as 23h15. 
Para as ligações Trafaria-Porto Brandão-Belém estão previstos os barcos entre as 9h40 horas e as 16 horas e entre as 20h30 e 21h30, e no sentido inverso entre as 10 horas e as 16h30 e entre as 21 horas e as 22 horas.
Segundo,  o tribunal arbitral do Conselho Económico e Social decretou serviços mínimos apenas para as ligações fluviais do Barreiro e de Cacilhas, nos seguintes horários: do Barreiro para o Terreiro do Paço às 5h05, do Terreiro do Paço para o Barreiro às 5h30, de Cacilhas para o Cais do Sodré às 5h20 e do Cais do Sodré para Cacilhas às 5h35. 
A Transtejo assegura as ligações fluviais entre o Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal e Lisboa, enquanto a Soflusa é responsável por ligar o Barreiro à capital.

Comentários