“Vindimas 2021” assinala tradição da festa de Palmela

Nos dois primeiros fins de semana de Setembro há um cheirinho a Festa das Vindimas 

A Festa das Vindimas está de regresso à vila de Palmela a partir desta quinta-feira com um formato diferente, adaptado ao atual contexto de pandemia provocado pela propagação da covid-19. A primeira fase da festa decorre de 2 a 5 de Setembro e a segunda fase das festas de Palmela avança entre 9 e 12 de Setembro. Neste novo formato, mantêm-se momentos emblemáticos, como a Eleição da Rainha das Vindimas, na noite de 2 de Setembro, e a Pisa da Uva e Bênção do Primeiro Mosto, a 5 de Setembro no Largo do Município, às 11 da manhã. Pequenos concertos ao ar livre, eventos desportivos e o mercado do vinho são outros dos eventos previstos para este ano. A Câmara de Palmela já atribui, em reunião do executivo, uma verba de 40 mil euros, para além de apoio logístico, estimado em 2.500 euros, e em utilização do Cine-Teatro São João e outros equipamentos municipais, calculado em 2050 euros. Muitos desses espetáculos não terão entrada gratuita. "Palmela é vinho, gentes e tradição. Vinhas fartas até onde o olhar alcança. História que espreita em cada canto. Música que faz o coração transbordar. Arte que obriga a pensar. Sabores que encantam o paladar", sublinha a Associação das Festas de Palmela.
Pisa da uva e bênção do primeiro mosto continuam a ser fundamentais

Nos dois primeiros fins de semana de Setembro (dias 2 a 5 e 9 a 12), a Associação das Festas de Palmela - Festa das Vindimas volta a cumprir o desafio de manter viva esta emblemática Festa, com o evento “Vindimas 2021”. A iniciativa conta com o apoio da Câmara de Palmela . 
As vindimas vão eleger a Rainha das Vindimas, com apresentação de Herman José, a partir das 21h30 no Cine-Teatro São João. Para ver, terá que pagar 15 euros (plateia) ou 12,50 euros no (balcão). A Pisa da Uva e Bênção do Primeiro Mosto, a 5 de Setembro no Largo do Município, às 11 da manhã, é outro dos momentos chave da festa.
Entre 3 a 12 de Setembro (sextas, sábados e domingos), das 16 à meia-noite decorre, no| Largo de São João, o Mercado de Vinhos. Onde há venda de vinhos e produtos regionais. Provas comentadas, cursos de vinhos, tertúlias, pôr do sol n' Adega, showcookings e harmonizações.
A 3 de Setembro,  200 pessoas recebem às 21h30,  Largo de São João, um apontamento musical da Sociedade Filarmónica Humanitária que convida Rui Drumond para a festa. No dia 10, no mesmo local e à mesma hora há Vento Norte e a 11 de Setembro  A banda dos “Loureiros” convida The Peakles. 
Animação encerra no coração da vila, de 12 de Setembro, às 21h30 com os Monda. O espectáculo terá lotação de 300 pessoas e custa três euros por pessoa. 
Na impossibilidade de realização da Festa das Vindimas nos seus moldes habituais devido à pandemia, à semelhança do que aconteceu em 2020, o programa do “Vindimas 2021” apresenta ainda um conjunto de  atividades desportivas, em vários espaços da vila de Palmela, que vão decorrer de acordo com as regras da Direção-Geral da Saúde em vigor. 
A autarquia sublinha a importância local da realização do “Vindimas 2021”, num ano especialmente atípico, em que as associações são "impedidas de desenvolver a sua atividade de forma regular, o que "inviabiliza a possibilidade de autofinanciamento e a sua própria sustentabilidade" 
A Câmara de Palmela destaca o "esforço e resiliência da Associação".
A finalizar, a autarquia sublinha que, além da verba atribuída, [40 mil euros], irá disponibilizar "também apoio logístico, estimado em 2.500 euros, e a "utilização do Cine-Teatro São João e outros equipamentos municipais", calculada em 2.050 euros. 
"O reencontro de amigos. O brinde sentido e sorriso fácil. O abraço de conforto que mata a saudade. As portas de casa sempre abertas. O convite certo para voltar. Numa época de tão grandes incertezas, uma pergunta paira no ar… vai regressar a nossa Festa? Vamos poder voltar a celebrar?", questiona a organização.
"Festejaremos como for possível. De forma contida, medida, calculada para assegurar que poderemos voltar a fazê-lo como antigamente. Não deixaremos de a assinalar. Recebamos com orgulho a nossa nova Rainha! Brindemos à vida no nosso Mercado de Vinhos! Escolhamos uma das provas desportivas para participar! Assistamos aos espetáculos que for possível proporcionar! Mas sempre com a alegria e bairrismo que nos caracteriza, porque afinal… as Vindimas somos todos nós", sublinhou a Associação das Festas de Palmela na apresentação do evento maior da vila.  

Comentários