Santiago do Cacém vai ter mural de homenagem aos Caminhos de Santiago

Caminhos de Santiago vão ser homenageados em pintura com 100 metros numa das entradas da cidade

Os Caminhos de Santiago vão ficar representados num mural, com cerca de 100 metros de comprimento, que está a ser pintado numa das entradas da cidade de Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, por uma artista local. A obra, da autoria da pintora Madalena Palminha, deverá estar pronta “na primeira quinzena de Setembro”, revelou a Câmara de Santiago do Cacém, em comunicado. O trabalho artístico está a ser desenvolvido numa parede na zona onde tem início uma das etapas pela cidade dos Caminhos de Santiago e inclui a pintura de vários painéis com os símbolos que representam os percursos, como as vieiras e a cruz da Ordem de Santiago, além dos peregrinos.
Rota milenar apaixona milhares de peregrinos  

A ideia de construir um mural em homenagem aos Caminhos de Santiago começou a ser desenvolvida há cerca de dois anos pela autora, também ela “amante” destes percursos e que, este ano, decidiu avançar com o projeto, interrompido devido à pandemia da covid-19.
“O projeto saiu quando soube que os caminhos passavam por Santiago do Cacém” e, como “fiz os percursos e vi projetos deste género por onde passei, decidi avançar”, revelou à Lusa a pintora Madalena Palminha.
Os desenhos foram desenvolvidos “ainda em confinamento” e só recentemente “foram convertidos em metros”, para auxiliar na construção do mural.
A pintura vai representar “a sinalética do Caminho de Santiago”, com destaque para “as setas, as vieiras e a Cruz da Ordem de Santiago”, e “vai ter silhuetas de caminheiros ou peregrinos”, que ficarão desta forma eternizados na entrada desta cidade do litoral alentejano, explicou a autora.
Com esta intervenção, apoiada pelo município, a artista pretende desejar “um bom caminho” a todos os peregrinos que utilizam esta rota para chegar à cidade espanhola de Santiago de Compostela, na Galiza.
O Caminho de Santiago é uma rota milenar seguida por milhões de peregrinos desde o início do século IX, quando foi descoberto o sepulcro do Apóstolo Santiago o Maior.

Comentários