NOS e Câmara de Almada anunciam primeira praia 5G

Melhorar a segurança e também a limpeza da praia na Costa de Caparica

A NOS e a Câmara de Almada anunciaram uma parceria que vai levar rede 5G à Tarquínio-Paraíso, praia na Costa de Caparica que será assim a primeira praia 5G de Portugal. A implementação desta tecnologia traz algumas vantagens para os banhistas e utilizadores da praia, desde logo pela segurança -permitindo vigiar as zonas de banho e saber se algum banhista se afastar demasiado da costa ou se alguma embarcação se aproxima indevidamente do areal.
Praia Tarquínio-Paraíso terá cobertura 5G


A tecnologia também permitirá vigiar a ocupação da praia, uma solução particularmente útil tendo em conta as restrições desta fase de pandemia de covid-19. Por fim, esta colaboração entre a NOS e a Câmara de Almada também ajudará a manter a praia mais limpa, detetando os níveis de lixo nos caixotes para garantir que não há detritos no areal.
“Almada testa pela primeira vez em Portugal uma solução do futuro com resultados práticos a serem sentidos já no presente, que nos permitirão vislumbrar as cidades do amanhã. Almada aposta no melhor da inovação e da tecnologia, alicerçadas no valor das parcerias e da colaboração, para proporcionar níveis mais elevados de segurança e bem-estar para os seus cidadãos e todos aqueles que nos visitam”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, em comunicado.
Por outro lado, o administrador executivo da NOS, Manuel Ramalho Eanes, afirma que “Almada encontra-se na vanguarda tecnológica” e enaltece a relevância desta tecnologia para o turismo, “um dos setores mais estruturantes da sociedade portuguesa”.

Comentários